Águas Tejo Atlântico lança Desafio à Inovação

  • 22 abril 2022, sexta-feira
  • Água

A Águas Tejo Atlântico está a desenvolver campanhas criativas e a promover um desafio à inovação, no âmbito do Caminho da Inovação, que tem como objetivo a apresentação de projetos e ideias inovadoras com aplicabilidade no setor da água em geral e, especificamente, no tratamento de águas residuais, core da empresa.

No que se refere ao projeto Desafio à Inovação, para a edição deste ano, foram definidos como temas:

AdTA 4.0: Desafio assente na digitalização da atividade da Tejo Atlântico, garantindo uma melhoria continua e automatização dos diversos processos existentes, permitindo assim uma economia de tempo e redução de custos económicos e ambientais. Nesse sentido, o presente desafio tem como principal objetivo desenvolver/aplicar tecnologias operacionais e/ou corporativas combinando o big data com técnicas de inteligência artificial (machine learning), data analytics e business intelligence e os conceitos de IoT.

Otimização da Gestão Operacional: Desafio com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos processos de tratamento de águas residuais, para a otimização da manutenção dos mesmos, para a redução dos consumos de energia e para a redução dos custos operacionais associados aos processos de transporte e tratamento.

Recuperação e Valorização de Recursos: Desafio assente na mudança de paradigma relativamente às estações de tratamento de águas residuais, passando a vê-las como Fábricas de Água, onde o efluente final, bem como os diferentes tipos de resíduos podem vir a originar diferentes produtos. Neste sentido, o presente desafio tem como principal objetivo a recuperação e valorização dos subprodutos (água, energia, lamas e outros) das Fábricas de Água.

Os projetos devem ser apresentados a concurso até ao dia 30 de junho de 2022 e, no Caminho da Inovação que se realiza a 29 de setembro, serão divulgados os vencedores. Mais informações em https://www.aguasdotejoatlantico.adp.pt/noticias/desafio-inovacao-5a-edicao

Das campanhas desenvolvidas pela empresa com objetivo de apostar na reutilização e mudar os comportamentos da sociedade, destaca-se a cerveja Vira “Mudar Mentalidades e Mudar Conceitos”, produzida pela Tejo Atlântico e que tem como objetivo servir de plataforma comunicacional para a bondade e sustentabilidade da utilização de água de reutilização para a rega de espaços verdes, lavagem de ruas e indústria.

Este projeto venceu o Water Reuse Innovation prize que distinguiu esta iniciativa como a melhor ao nível europeu em 2021.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.