Água Segura

Mais de 150 profissionais ligados ao setor da Água, sobretudo a Entidades Gestoras, estiveram reunidos no dia 24 do corrente mês, no Auditório do Convento dos Capuchos, Costa da Caparica, para debaterem os novos enquadramentos resultantes da avaliação e gestão do risco, um parâmetro que a partir de 2022 vai ser obrigatório em todos os sistemas de abastecimento de água para consumo humano.

O encontro organizado pela Comissão Especializada de Qualidade da Água (CEQA), órgão técnico que integra a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), contou com a presença do secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde das Neves.

Numa breve intervenção, Ataíde das Neves sublinhou que “a água de qualidade é cara e os sistemas requerem grandes investimentos, tornando essencial que sejamos cada vez mais eficientes a consumir e a gerir o que é um recurso escasso.”

“Não chega olharmos sectorialmente para o que nos preocupa, nem é suficiente fazer como agora se defende, ou seja, mitigar e adaptar-nos às mudanças climáticas que estão a ter implicações na quantidade e na qualidade da água disponível. Este evento é em si uma etapa de um trabalho que teremos que continuar a fazer, pois é urgente que alteremos a forma como olhamos para a gestão da água”, salientou na mesma ocasião Rui Godinho, presidente da APDA.

No encontro da Caparica debateram-se temas como o enquadramento regulatório e os novos desafios que este coloca aos agentes do setor, nomeadamente a interação entre Regulador, entidades gestoras e autoridades de Saúde, que terão agora uma palavra a dizer na aprovação da avaliação de risco.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.