Nanomateriais podem ajudar a remover metais pesados da água

  • 29 setembro 2017, sexta-feira
  • Água

Um grupo de investigadores, autores do estudo Functionalized nanobiomaterials: high-performance sorbents for chromium remediation from water streams, analisaram a capacidade de dois nanomateriais orgânicos na remoção de crómio da água. Em testes de laboratório, os nanomateriais eliminaram cerca de 95 por cento do crómio.

As reservas de água própria para consumo encontram-se ameaçadas pela urbanização, indústria e desenvolvimento agrícola.

A presença de metais pesados na água pode estar a ameaçar a vida de 26 milhões de pessoas em todo o mundo. Chumbo, níquel, cádmio, arsénico, bem como tintas e surfactantes, são alguns exemplos.

Os avanços na nanotecnologia introduziram um potencial método de purificação da água custo-efetivo. Os nanoabsorventes, ou seja, partículas à nanoescala capazes de absorver substâncias, têm sido usados com sucesso na remediação de água contaminada com crómio. No entanto, os nanoabsorventes inorgânicos podem ser tóxicos para as pessoas e o ambiente se entrarem nos cursos de água ou na cadeia alimentar. A nanocelulose é um exemplo de um nanoabsorvente com propriedades estruturais que o tornam adequado para a remediação de água contaminada com crómio. A nanocelulose é produzida por bactérias ou derivada de plantas, causando por isso menos danos ao ambiente e sendo mais barata de produzir do que os nanomateriais sintéticos.

Este estudo analisou a capacidade de dois materiais de nanocelulose funcionalizados (PNC e EPTMAC-NC) de remover crómio de correntes de água.

Na experiência, foram usadas diferentes concentrações de nanoabsorvente para a mesma concentração de crómio, e demonstrou-se que o crómio foi absorvido a uma taxa de cerca de 95 por cento para ambos os materiais em 40 minutos. Os investigadores concluíram ainda que estes nanomateriais apresentam uma capacidade de absorção superior à de materiais previamente estudados.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.