AdDP cria rede telefónica interna para responder a falhas generalizadas

A Águas do Douro e Paiva consolidou a implementação de uma rede telefónica interna própria, baseada em tecnologia VOIP e integrada com um sistema de videoconferência, assegurada pela sua rede de fibra ótica
O objetivo é responder às recentes falhas no fornecimento de energia e nas comunicações registadas em várias zonas do país. O projeto permitiu criar uma rede de comunicações totalmente autónoma, suportada por cerca de 485 quilómetros de rede de fibra ótica própria, bem como pelas infraestruturas de telecomunicações e de datacenter da empresa, garantindo independência face às operadoras e uma maior robustez em cenários de falha externa.
António Borges, Presidente da Águas do Douro e Paiva, afirma, citado em comunicado, que “os recentes constrangimentos nas comunicações demonstraram, de forma inequívoca, que as entidades responsáveis por serviços essenciais têm de dispor de soluções próprias e resilientes”, acrescentando que “o investimento garante à AdDP a continuidade das comunicações internas em qualquer circunstância, reforçando a segurança operacional e a capacidade de resposta em momentos críticos”.
A solução encontra-se já implementada em 54 pontos da rede, com serviço telefónico disponível para trabalhadores, locais e instalações da empresa. Esta evolução foi possível graças às modernizações tecnológicas e à reorganização da topologia das redes realizadas nos últimos anos, permitindo uma implementação transversal, integrada e preparada para crescer.
Outros artigos que lhe podem interessar