Adaptação climática pode custar 258 mil ME por ano até 2030

A adaptação às alterações climáticas custará aos países em desenvolvimento 300 mil milhões de dólares (258 mil milhões de euros) por ano até 2030, sendo que se as metas de mitigação não forem atingidas, o valor aumentará para 500 mil milhões de dólares (430,6 mil milhões de euros) até 2050, advertiu a Organização das Nações Unidas (ONU).

O financiamento atual é apenas um quarto dos 300 mil milhões de dólares previstos para 2030, indica um relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

“São necessários esforços concertados a nível multilateral para assegurar o financiamento de que os países em desenvolvimento necessitam para se adaptarem ao agravamento dos impactos das alterações climáticas”, disse a secretária-geral da UNCTAD, Rebecca Grynspan

A UNCTAD apelou a uma reforma do sistema financeiro, que incluiria um aumento da ajuda estatal para o desenvolvimento.

“Se os países do G7 tivessem atingido o objetivo de 0,7 por cento da ajuda ao desenvolvimento até 2020, teriam estado disponíveis 155 mil milhões de dólares adicionais”, sublinha-se no relatório da ONU.

No mesmo documento recomenda-se a reestruturação e o perdão da dívida para os países mais vulneráveis às alterações climáticas, mais empréstimos por parte dos bancos multilaterais de desenvolvimento, e um maior alcance dos mercados de obrigações verdes, que são atualmente severamente restringidos por várias políticas reguladoras.

A agência da ONU salientou ainda que as tecnologias verdes devem ser classificadas como bens públicos e, portanto, o seu acesso deve ser acessível a todas as economias.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.