AdAM investe 300 mil euros para detetar fugas em rede com 3.700km

  • 15 março 2022, terça-feira
  • Água

A empresa Águas do Alto Minho (AdAM) vai investir perto de 300 mil euros para detetar fugas na rede que serve sete concelhos, com uma extensão de 3.700 quilómetros de condutas, que perde 50 por cento da água para abastecimento. 

Contactado pela agência Lusa, a propósito da publicação em Diário da República do concurso público para a prestação de serviços, por empresas especializadas, de deteção de fugas de água, o presidente executivo da AdAM, João Neves, apontou para o “início de junho” o “reforço” das equipas da empresa, que gere as redes de abastecimento de água em baixa e de saneamento em sete concelhos do distrito de Viana do Castelo.

“Atualmente, nos sete municípios do Alto Minho cerca de 50 por cento da água que adquirimos à Águas do Norte e retiramos das nossas captações perde-se nas condutas. É muita água”, sublinhou João Neves.

O presidente executivo da AdAM disse que a empresa “tem, atualmente, em curso 14 milhões de euros de investimentos para reduzir, significativamente, aquela percentagem de fugas de água”.

“Os investimentos ainda estão a decorrer. Prevê-se que terminem, alguns, em 2023. Ainda demora tempo porque é uma rede extensa e, por isso, temos de a seccionar. Partir este elefante aos bocadinhos e, depois, ir a cada zona e eliminar as fugas. É um trabalho diário”, especificou.

João Neves explicou que através do investimento em eficiência hídrica foram criadas zonas de monitorização e controlo, para “medir a quantidade de água que se gasta em determinadas zonas e depois com equipas de deteção ativa, procurar as fugas”.

“Sabemos em que zonas é que elas estão a ocorrer, mas é preciso ir para o terreno, percorrer as ruas, normalmente durante a noite, quando há mais silêncio, para através de métodos acústicos encontrar as fugas”, contou.

O serviço agora lançado a concurso público pretende reforçar o número de equipas “que, diariamente, trabalham na deteção ativa de fugas com o objetivo de obter resultados mais rápidos”.

“Utilizam um equipamento acústico que deteta o som de água a correr. É identificado o local para reparação. Os corredores acústicos, com colocação de sondas nas válvulas que detetam vibrações, é outra técnica utilizada para detetar fugas”, especificou.

O concurso público é o segundo lançado pela AdAM. A primeira tentativa não registou “nenhuma proposta válida”.

O preço base do procedimento é de 299,661.00 euros, o prazo de execução do é de um ano e o prazo para apresentação das propostas termina a 29 de março.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.