Universidade de Évora e ISQ lançam projeto no Alentejo para dinamizar a economia circular

O projeto "ALENTEJO CIRCULAR" constitui uma parceria entre o Grupo ISQ e a Universidade de Évora. Lançado este mês, tem como objetivo sensibilizar e mobilizar os agentes económicos do Alentejo nas fileiras do azeite, vinho e suinicultura para a adoção do modelo da economia circular e seus benefícios. Este projeto insere-se no Sistema de Apoio a Ações Coletivas de Quali?cação, no âmbito do PT2020, tem início em novembro de 2016 e culminará em novembro de 2018.

O ISQ será o coordenador do projeto devendo, em parceria com a Universidade de Évora, caracterizar as fileiras em matéria de boas práticas na utilização eficiente de recursos e reutilização de resíduos, identificar as melhores técnicas e tecnologias e disseminar amplamente esta informação para as empresas do setor, através da promoção de sessões de informação, sensibilização e networking entre empresas.

Segundo um comunicado do ISQ, a temática da Economia Circular tem sido aplicada de forma crescente ao nível do setor agro-alimentar, dado o seu potencial para a “circularidade” em função do elevado volume de resíduos (orgânicos) gerados e de alguma tradição no seu reaproveitamento. Contudo, a valorização de resíduos ainda não atingiu o auge na região. Neste sentido, o objetivo da Universidade e do ISQ é empreender uma primeira abordagem às barreiras à implementação da economia circular - de cariz legal, económico, técnico ou social - e a promover o interesse e a sensibilização dos agentes económicos locais para esta temática.

Ao transferir conhecimento de tecnologias e metodologias associadas pretende-se facilitar a interação entre as empresas e o sistema cientí?co e tecnológico na área da Economia Circular, tendo em vista a troca de experiências sobre utilizações alternativas de recursos e a exploração de sinergias.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.