Lisboa acolhe hoje seminário sobre resiliência e adaptação a alterações climáticas

 No âmbito do projeto H2020 RESCCUE "Resilience to cope with Climate Change in Urban Areas – a multisectorial approach focusing on water", LISBOA organiza o Workshop “Lisboa – Resiliência e adaptação a alterações climáticas”, que decorre hoje no Centro de Informação Urbana da Câmara Municipal de Lisboa.

 Esta é a primeira sessão de divulgação pública e de discussão do projeto em Portugal. O objetivo principal desta sessão, para além de dar a conhecer os desenvolvimentos recentes e o papel dos parceiros portugueses – é partilhar os diferentes pontos de vista setoriais sobre a resiliência urbana em Lisboa, a relevância da gestão integrada de infraestruturas e os desafios que se colocam, não só em termos técnicos e operacionais mas também de governança participativa. O RESCCUE analisa os riscos e os impactes associados às alterações climáticas nos serviços urbanos, como o abastecimento de água, a drenagem urbana, o tratamento de águas residuais, a rede elétrica, os transportes, as telecomunicações e os resíduos, sendo LISBOA um dos três casos de demonstração, a par de Barcelona e de Bristol. Nesta análise, e de forma original, são estudadas as interdependências existentes entre todos os serviços.

O workshop de Lisboa é organizado conjuntamente pelo LNEC, pela CML e pela CETAQUA, contando com cerca de 90 participantes, incluindo representantes de instituições públicas, gestores e operadores de serviços urbanos, investigadores e profissionais da área de resiliência urbana. Na sequência de uma apresentação específica do projeto RESCCUE, realizam-se dois Painéis sob o tema "LISBOA cidade resiliente? A relevância da gestão integrada de infraestruturas. Situação atual e perspetivas". A discussão conta com convidados especialistas de diversas áreas, com o apoio da Aquatec-Suez Advanced Solutions, Conselho Nacional do Desenvolvimento Sustentável, Metro de Lisboa, Câmara Municipal de Lisboa, Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Hidra, EDP Distribuição e Águas do Tejo Atlântico – AdP.

O objetivo do RESCCUE, iniciado em maio 2016, é disponibilizar instrumentos inovadores aos gestores e técnicos de infraestruturas e de serviços urbanos -água e águas residuais, energia, transportes, limpeza urbana - no sentido de preparar a resposta aos desafios que as alterações climáticas colocam aos serviços urbanos contribuindo assim para cidades mais resilientes. O projeto desenvolve e disponibiliza instrumentos para a avaliação da resiliência urbana, numa perspetiva multissetorial e para cenários climáticos atuais e futuros, incluindo múltiplos perigos. Esta abordagem holística para a resiliência urbana permitirá ainda apoiar a decisão de gestores municipais e operadores de sistemas urbanos nas melhores opções de investimentos a realizar para responder a situações futuras.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.