Investimento de 3,9 ME para o sistema de abastecimento de água em Ponte de Lima

  • 15 julho 2021, quinta-feira
  • Água

Foram apresentadas as obras de eficiência hídrica no concelho de Ponte de Lima, que estão a ser realizadas pela empresa Águas do Alto Minho (AdAM).

A parceria publica AdAM tem previsto um investimento de mais de 1,8 milhões de euros no concelho de Ponte de Lima, que prevê a remodelação de cerca de 33,1 quilómetros de rede de abastecimento de água, e 2,1 milhões de euros na instalação de equipamentos de medição e controlo de pressão.

De acordo com a AdAM, as obras vão beneficiar cerca de 158 mil habitantes das freguesias de Anais, Arcozelo, Bertiandos, Fontão, Freixo, Refóios, Santa Comba e Vitorino dos Piães, tendo impacto em cerca de 91,5 quilómetros.

Com este conjunto de investimentos, a AdAM estima reduzir para 25 por cento as perdas de água nos sete municípios do Alto Minho, nos próximos três anos, “aumentando a eficiência do serviço e, desse modo, uma maior disponibilidade financeira para a realização dos mais investimentos necessários à constante reabilitação dos sistemas, num cenário operacionalmente mais sustentável”, lê-se no comunicado divulgado.

A AdAM, enquanto parceria entre os municípios de Arcos de Valdevez, Caminha, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira e o Grupo Águas de Portugal e, tem previsto um investimento nas redes de abastecimento e saneamento da região que ascende a 36 milhões de euros durante os próximos três anos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.