Taxa de reciclagem de embalagens agrícolas volta a crescer em 2023

Fotografia: Zoe Schaeffer_Unsplash

O Valorfito – Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura – anunciou que em 2023 foram valorizadas todas as 508 toneladas de resíduos recolhidos (numa taxa de cem por cento), valor que supera ainda os 99 por cento de 2022, acrescentando que todos os resíduos valorizados passaram por operações de reciclagem.

A taxa de reciclagem média do sistema Valorfito situou-se, em 2023, nos 56,5 por cento, um aumento expressivo comparativamente ao ano anterior (49,6 por cento). Segundo o Valorfito, a taxa média nacional de reciclagem ronda os 16 por cento e a média da União Europeia os 30 por cento.

“Os resíduos geridos pelo Valorfito, provenientes da agricultura profissional, destacam-se claramente, colocando o sector agrícola numa posição de dianteira, em mais uma demonstração do sentido responsável e sustentável com que se desenvolve esta atividade”, refere a entidade em comunicado enviado à redação.

Para o diretor geral do Valorfito, António Lopes Dias, “são resultados muitíssimo positivos, que revelam o empenho e dedicação contínuos dos profissionais portugueses, sendo de realçar que todos os resíduos recolhidos foram encaminhados para reciclagem, não havendo qualquer tipo de direcionamento para aterro”.

“O desempenho na gestão da fração plástico, que representa 84 por cento dos resíduos recolhidos pelo Valorfito, é especialmente determinante para o resultado global do sistema; e há semelhança de anos anteriores, o desafio continua a estar na retoma de materiais compósitos, habitualmente incluídos em embalagens destinadas à agricultura de minifúndio, que acabamos por não conseguir retomar, prevendo-se que possam estar canalizadas para lixo doméstico ou até a serem queimadas em explorações agrícolas”, acrescenta ainda.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.