Projeto aplica inteligência artificial na avaliação de resíduos

Fotografia: UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) está a participar num projeto europeu, designado GRESINT, centrado na inteligência artificial aplicada aos resíduos, com foco na sustentabilidade.

De acordo com o instituto de ensino, o objetivo deste projeto é melhorar a classificação de embalagens através de tecnologias inteligentes que serão testadas em três pilotos nas instalações de classificação de embalagens da Sogama e LIPOR, visando contribuir para alcançar os objetivos europeus de reciclagem ao introduzir materiais recuperados de alta qualidade no ciclo produtivo que substituirão os produtos virgens.

Como parte da sua contribuição para o projeto, a UBI irá desenvolver um catálogo inicial de tecnologias, abrangendo áreas cruciais como engenharia de requisitos, inteligência artificial, plataforma de dados e arquitetura em nuvem. Este catálogo servirá como um ponto de partida para o desenvolvimento da plataforma de inteligência artificial conjunta do projeto.

Além disso, a UBI acompanhará os testes piloto a serem promovidos em Portugal e Espanha, embora com maior foco no que será realizado na LIPOR. “Estas atividades e sinergias entre os diversos parceiros do projeto GRESINT irão proporcionar a transferência de conhecimento entre a academia e a indústria”, refere a UBI em comunicado.

A equipa da UBI no projeto GRESINT é composta pelos professores Bruno Silva, Nuno Pombo e Pedro Inácio do Departamento de Informática.

Liderado pela Sogama – Sociedade Galega do Medio Ambiente, empresa pública da Galiza, tem como parceiros o CITIC – Centro de Investigação em Tecnologias da Informação e Comunicação (CITIC) da Universidade de A Corunha, e, de Portugal, a LIPOR – Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto e a UBI.

O lançamento do GRESINT decorreu a 14 março, na sede da Agência Galega de Inovação (GAIN), em Santiago de Compostela.

Selecionado no âmbito da terceira convocatória do Programa Interreg Espanha-Portugal (POCTEP 2021-2027), o projeto GRESINT, com um prazo de execução até 2026, tem um orçamento de cerca de 800 mil euros.

O projeto prevê uma série de atividades, como a elaboração de uma Agenda de Digitalização do processo de gestão de resíduos, um catálogo de tecnologias inteligentes existentes no mercado que possam ser relevantes para a melhoria dos processos industriais e um roteiro para a implementação das tecnologias-chave identificadas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.