Primeiro comboio a hidrogénio realiza testes na rede ferroviária portuguesa

Fotografia: Infraestruturas de Portugal

O projeto europeu FCH2RAIL, que desenvolveu um comboio demonstrador bimodal com pilhas de combustível a hidrogénio, concluiu com sucesso os testes em Portugal.

Entre 3 e 6 de abril, o comboio H2 circulou na Linha do Minho entre as estações de Valença e Nine, tornando-se no primeiro comboio a hidrogénio em Portugal. Com estes testes, o projeto FCH2RAIL obteve autorização para colocar o comboio demonstrador a circular num segundo país europeu.

Para a realização destes testes, a Infraestruturas de Portugal emitiu a Autorização Especial de Circulação em dezembro de 2023, estabelecendo as condições para a operação do comboio na rede ferroviária portuguesa durante a fase de testes. Os testes realizados em Portugal fazem parte da campanha de testes alargada iniciada em maio de 2023 na rede ferroviária espanhola. Após os testes em Portugal, o comboio já percorreu mais de 8 500 quilómetros em modo de hidrogénio.

O objetivo dos testes é avaliar o comportamento e a fiabilidade de todo o sistema de hidrogénio e bateria, bem como o sistema de gestão de energia desenvolvido. “Através da realização de testes em diferentes linhas e itinerários, pretende-se demonstrar o potencial desta tecnologia como alternativa aos comboios a diesel, contribuindo assim para um sistema de transporte ferroviário mais limpo e sustentável”, refere a Infraestruturas de Portugal em comunicado divulgado.

Para a Infraestruturas de Portugal, o sucesso no desenvolvimento deste projeto confirma e reforça o empenho do consórcio FCH2Rail no desenvolvimento dos comboios a hidrogénio como solução de mobilidade amiga do ambiente.

Para além da Infraestruturas de Portugal, o consórcio do projeto inclui a Adif, a Renfe, a CAF, o Centro Aeroespacial Alemão, a Toyota Motor Europe, o Centro Nacional de Hidrogénio Espanhol e a Stemmann Technik. O projeto é financiado pela Parceria Europeia para o Hidrogénio Limpo.

Nesta fase dos testes, o projeto foi apoiado por outras empresas, como a STELLANTIS, que cedeu a utilização das suas instalações em Porriño (Pontevedra) para reabastecer o comboio durante a fase de testes em Portugal, a Medway, que forneceu os maquinistas para a operação do comboio durante os testes em Portugal, e a Iberdrola, para o fornecimento de hidrogénio verde para os testes do comboio.

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