Porto alarga recolha seletiva porta-a-porta nas Antas

Fotografia: Porto Ambiente

A recolha seletiva de resíduos porta-a-porta, na zona das Antas, vai ser alargada, chegando a mais cerca de cem famílias, através de um projeto operacionalizado pela empresa municipal Porto Ambiente, em colaboração com a Lipor, e financiado pelo POSEUR.

Em termos gerais, esta ação passará a abranger mais algumas artérias desta zona da cidade, nomeadamente a Rua de Santo António de Contumil e q Rua do Dr. Luís Pinto da Fonseca.

Os moradores de cada uns dos fogos abrangidos irão receber, para o efeito, contentores para recolha dedicada (papel/cartão, plástico/metal, vidro, orgânicos e indiferenciados) e, em paralelo, decorrerá uma ação de sensibilização e informação sobre a correta separação de resíduos, periodicidade das recolhas e procedimentos mais adequados para a deposição.

Esta iniciativa, lançada em julho de 2018, foi implementada nas zonas das Uniões de Freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e em Ramalde. Atualmente abrange já um total de cerca de 2 700 famílias aderentes, o que permitiu, só em 2023, a recolha seletiva de mais de 923 toneladas de resíduos.

De acordo com o comunicado enviado à redação, este alargamento insere-se na estratégia da Porto Ambiente de adequar a recolha às diferentes zonas habitacionais da cidade, apostando no reforço de equipamentos de proximidade, para uma correta deposição de resíduos facilmente acessível a todos os munícipes. Em zonas de moradias unifamiliares, pelas suas características, é implementado o sistema de recolha porta a porta.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.