Montemor-o-Velho investe 7ME para valorizar resíduos urbanos

Fotografia: Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

O Plano de Ação para a Estratégia de Resíduos Urbanos do Município de Montemor-o-Velho foi aprovado, no passado dia 27 de dezembro, por unanimidade, na sessão da Assembleia Municipal.

O Plano de Ação municipal, que vigorará até 2030, prevê um investimento de cerca de sete milhões de euros e visa contribuir para a valorização dos resíduos urbanos, reforçando o compromisso do município montemorense para com o ambiente e a construção de um território mais sustentável e concretizando as ações a desenvolver no sentido do cumprimento da estratégia nacional prevista no Regime Geral de Gestão de Resíduos e no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030.

“A redução da deposição de resíduos indiferenciados, uma recolha de biorresíduos mais eficaz, o aumento significativo da recolha seletiva multimaterial e a redução progressiva da despesa operacional com a gestão de resíduos são alguns dos objetivos deste Plano de Ação”, lê-se em comunicado divulgado pelo município.

O documento prevê a construção de um Centro de Recolha de Resíduos, de Mini-Ecocentros e de um Ecocentro móvel, assim como a modernização de contentores com acesso condicionado para os resíduos indiferenciados.

Em paralelo, introduzir-se-ão alterações nos Regulamentos Municipais para garantir a adesão do setor comercial e doméstico à recolha seletiva, em especial dos biorresíduos, “com medidas fortes de obrigação da separação e consequente fiscalização”.

Adicionalmente, serão alterados os tarifários para introduzir o princípio do “poluidor-pagador” e criados incentivos eficazes para os munícipes e empresas adotarem boas práticas de recolha seletiva e prevenção de resíduos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.