Mais de 50 mil famílias separam biorresíduos em Cascais

Fotografia: Câmara Municipal de Cascais

A Câmara Municipal de Cascais começou a sensibilizar os munícipes para a recolha de biorresíduos em 2020, e já mais de 50 mil famílias separam os restos de comida do restante lixo.

Cascais iniciou este processo de sensibilização com um projeto piloto que testou o método e a sua eficácia. As equipas foram alargadas e bateram à porta de todas as habitações do concelho, entregando um pequeno contentor, sacos óticos verdes e informações sobre como fazer a correta separação destes resíduos

Restos de comida, sejam os que sobram na preparação de alimentos, como cascas, caroços, ossos, peles ou sementes, ou os que ficam no prato após a refeição, todos entram para o saco ótico verde para que possam ganhar uma nova utilidade.

“A separação de biorresíduos vem contribuir fortemente para a redução dos resíduos que vão para aterro, passando a poder ser transformados em energia ou composto”, refere a câmara em comunicado.

Até ao momento, já foram recolhidas 2 408 toneladas de biorresíduos em Cascais e os pequenos sacos verdes são cada vez mais visíveis nos contentores do concelho.

Os sacos óticos, ao serem colocados no contentor indiferenciado, seguem para a Tratolixo onde um leitor ótico os separa dos restantes para que possam ser valorizados.

Os restaurantes, hotéis e cafés (setor Horeca) também já fazem parte desta mudança e contaram com o apoio da Cascais Ambiente e da Associação Empresarial de Cascais para implementarem esta separação nos seus estabelecimentos.

Durante o mês de novembro, decorreram quatro ações de sensibilização para ensinar como fazer esta separação. Cada estabelecimento tem um plano específico, levando em consideração a produção, localização e tipos de contentores adequados.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.