Incorporação de biocombustíveis mantém trajetória de crescimento em 2023

Fotografia: macrovector_Freepik

A incorporação de energia renovável no setor rodoviário em 2023 corresponde à incorporação de biocombustíveis sustentáveis, tanto de origem nacional como importada, informou a ENSE – Entidade Nacional para o Sector Energético em comunicado.

Esta incorporação está sujeita à comprovação do cumprimento dos critérios de sustentabilidade estabelecidos no Decreto-Lei n.º 84/2022, de 9 de dezembro. Segundo a ENSE, esta verificação é essencial para que os biocombustíveis sejam contabilizados para as metas de incorporação de energias renováveis, conforme exigido a cada Estado Membro.

No ano de 2023, os fornecedores nacionais de combustíveis incorporaram 467 577 milhões de litros de biocombustíveis nos combustíveis fósseis introduzidos no consumo, correspondendo a um teor energético de 351 965 tep (tonelada equivalente de petróleo), resultando em uma média ponderada de incorporação física de 5,8 por cento.

“A composição do mix energético de biocombustíveis incorporados revela uma clara preponderância dos biocombustíveis substitutos do gasóleo, como FAME e HVO, que representam aproximadamente 92,5 por cento (325 517 tep) da incorporação física em 2023”, lê-se no comunicado.

No caso da gasolina, o total foi de 26 448 tep incorporadas, provenientes de biocombustíveis substitutos, como Bioetanol, BioETBE e Bionafta.

Fonte: ENSE
Total de Incorporação Física de Biocombustíveis 2022 2023 Variação Anual
Taxa de Variação Anual
FAME 247 973 263 395 15 422 6,22%
HVO
58 272
62 123
3 851 6,61%
BioEtanol
22 101 24 184 2 083 9,43%
BioETBE
2 421 2 090 -331 -13,66%
Bionafta
27 173 146 541,94%
Totais 330 793 351 965 21 171 6,40%

O aumento na incorporação de biocombustíveis para o gasóleo em 2023 foi de 19 273 tep (24 313 milhões de litros) em relação a 2022. Quanto à gasolina, a incorporação de Bioetanol e Bionafta (co-processada) aumentou 1 898 tep (4 335 milhões de litros), enquanto a Bio-ETBE apresentou uma redução de 331 tep (-13,66 por cento), correspondendo a 1 387 milhões de litros.

“Em 2023, os biocombustíveis desempenharam, mais uma vez, um papel fundamental no cumprimento das metas de energias renováveis de Portugal no consumo final do setor dos transportes rodoviários”, referiu a ENSE.

A meta obrigatória de incorporação em teor energético para 2023 foi de 11,5 por cento e a incorporação física atingiu aproximadamente 50 por cento deste valor.

De acordo com a ENSE, “a tendência observada nos últimos anos indica que as metas trimestrais são consistentemente alcançadas, evidenciando a sustentabilidade (utilizando resíduos como matéria-prima) dos biocombustíveis incorporados pelos fornecedores de combustíveis nacionais”.

Num horizonte próximo, espera-se que outras tipologias de biocombustíveis e outros combustíveis de baixo teor de carbono de origem não biológica venham a ser introduzidas no consumo, acentuando o papel da bioenergia no setor da mobilidade, em particular no transporte público de passageiros, concluiu a entidade do setor energético.

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