Consulta pública para novas zonas protegidas no Algarve

FOTO: NAVE DO BARÃO

Até 16 de setembro, vão estar em período de discussão pública as propostas de classificação e os projetos de regulamento da Reserva Natural Local da Nave do Barão e do Monumento Natural Local da Gruta de Vale Telheiro, em Loulé

Conforme detalha a autarquia, a Nave do Barão é um polje (grande depressão fechada típica de relevos cársicos) classificado como Geossítio de importância nacional. As suas características geológicas favorecem a ocorrência de um dos maiores charcos temporários de Portugal e da Península Ibérica, a Lagoa da Nave do Barão, habitat prioritário, classificado com o estatuto de conservação ‘Vulnerável’ na Lista Vermelha de Habitats da Europa.

A biodiversidade desta área estende-se para além do charco, com a presença de, pelo menos, 9 habitats classificados da Rede Natura 2000, quatro dos quais prioritários para conservação. Na área estão registadas, pelo menos, 272 espécies de flora, das quais 25 % são consideradas de interesse para conservação, incluindo espécies raras como o cardo-azul-dos-charcos e o junquilho-marreco. Quanto à fauna, registam-se 407 espécies, com destaque para invertebrados ameaçados, como a pulga-de-água.

Já o Monumento Natural Local da Gruta de Vale Telheiro localiza-se no concelho de Loulé, a Noroeste da povoação de Vale Telheiro, inserindo-se na freguesia de São Sebastião, e apresenta uma área total de 78,52 hectares.

Esta Gruta de Vale Telheiro é considerada como um hotspot de biodiversidade subterrânea de classe mundial, com mais de 25 espécies adaptadas à vida subterrânea, contendo o maior número de espécies cavernícolas por gruta no país.

Durante o período da consulta, os interessados poderão apresentar as suas observações e sugestões diretamente no Portal Participa, ou através de correio eletrónico para o endereço ambiente@cm-loule.pt ou por correio postal dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.