Viana do Castelo instalou 264 contentores de compostagem

A zona urbana do município de Viana do Castelo já dispõe de contentores domésticos para compostagem de resíduos orgânicos. O projeto ‘Viana Abraça’ abrange mais de 24 mil habitantes.

A distribuição dos baldes compreende 8.878 famílias da cidade, tendo permitido a recolha de mais de 80 mil quilos de restos de preparação e confeção de refeições desde janeiro, referiu o município em comunicado.

O projeto de deposição de alimentos foi lançado em 2018 pela Câmara e pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) com o intuito de incentivar à separação e compostagem de resíduos alimentares.

Em julho de 2018 foi iniciada uma primeira fase do projeto, que incluiu a zona rural. “Já terminou com um total de 7.372 aderentes, levando à instalação de 7.707 ‘kits' com o objetivo de contribuir para a minimização da deposição de resíduos orgânicos em aterro, através da sua prevenção e valorização domésticas mediante a prática da compostagem”, lê-se em comunicado acerca desta primeira fase, acrescentando que a taxa de adesão foi de 83 por cento dos utilizadores contactados com sucesso entre julho de 2018 e outubro de 2019.

Já a segunda fase de ‘Viana Abraça’, que se encontra a decorrer atualmente, prevê a instalação de 480 contentores na cidade e a oferta de 22 mil baldes domésticos para a separação dos resíduos alimentares.

“O sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos registou pela primeira vez, num contexto de expansão económica, uma variação negativa da deposição de resíduos urbanos em aterro, a que se junta um incremento de 32% da recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos e um incremento de 12% na recolha seletiva multimaterial”, contou o município.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.