Venda de novos veículos ligeiros elétricos cresce 78% até maio

A venda de novos veículos ligeiros de passageiros elétricos (BEV) cresceu 48,4 por cento em maio face ao mês homólogo e 77,9 por cento nos primeiros cinco meses do ano comparativamente com o mesmo período de 2021, avançou a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Segundo um comunicado da ACAP, em maio foram matriculados em Portugal 4 403 automóveis ligeiros de passageiros novos elétricos, ‘plug-in’ e híbridos elétricos, menos 0,2 por cento que no mesmo mês de 2021.

Já entre janeiro e maio, as matrículas deste tipo de veículos totalizaram 22 030 unidades, um aumento de 26,4 por cento relativamente ao período homólogo.

O crescimento deveu-se, sobretudo, ao aumento das vendas de ligeiros de passageiros elétricos (BEV, na sigla inglesa, para ‘Battery Electric Vehicle’) que em maio aumentaram em 48,4 por cento em termos homólogos, para 1 278.

Tendo em conta os primeiros cinco meses do ano, a subida homóloga nas vendas de BEV foi de 77,9 por cento, tento totalizado 5 985 veículos.

Os dados da ACAP indicam ainda que os ligeiros de passageiros do tipo híbrido ‘plug-in’ caíram 15,9 por cento em maio em termos homólogos, para 1 237 veículos, tendo registado, no entanto, um aumento homólogo em 1,5 por cento nos primeiros cinco meses, para 6 377 veículos.

Quanto aos ligeiros híbridos elétricos, verificou-se uma descida de 9,4 por cento em maio relativamente ao mês homólogo, para 1 888 matrículas, mas um crescimento de 24,2 por cento de janeiro a maio face ao mesmo período de 2021, para 9 668.

Por sua vez, no mercado de ligeiros de mercadorias de elétricos, ‘plug-in’ e híbridos elétricos, registou-se uma evolução positiva de 70 por cento em maio face ao mês homólogo, com 51 unidades matriculadas.

Em termos acumulados, os ligeiros de mercadorias deste tipo atingiram 317 unidades, um crescimento de 256,2 por cento face ao mesmo período de 2021.

Segundo a ACAP, em maio verificou-se um aumento de 63 por cento nas matrículas de veículos ligeiros de mercadorias novos elétricos em comparação com o mesmo mês de 2021, mas em termos acumulados, houve uma queda de 275,6 por cento face aos primeiros cinco meses de 2021.

Quanto ao mercado de pesados, que engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em maio não se verificou qualquer tipo de variação uma vez que não foram matriculados veículos elétricos. Em termos acumulados, de janeiro a maio, não se verificam alterações existindo apenas uma unidade matriculada.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.