Tensões geopolíticas acentuam urgência de expandir renováveis
- 16 outubro 2024, quarta-feira
- Energia
A procura de energia no cenário de políticas atuais
Os conflitos regionais têm contribuído para expor fragilidades significativas no sistema energético, reforçando a urgência da transição para as renováveis
A mais recente edição do World Energy Outlook, da Agência Internacional de Energia, analisa a forma como as alterações nas tendências de mercado, a evolução da incerteza no campo da geopolítica, as tecnologias emergentes, o avanço da transição para a energia limpa e os impactos crescentes das alterações climáticas estão a mudar o que significa ter sistemas de energia seguros. O relatório aponta grandes riscos quer à segurança energética, quer na regulação das emissões de gases com efeito de estufa.
As projeções do relatório baseiam-se nas definições de política que indicam que o mundo vai entrar num novo contexto de mercado de energia nos próximos anos, marcado por riscos geopolíticos contínuos, mas também um relativamente abundante fornecimento de múltiplos combustíveis e tecnologias, incluindo combustíveis fósseis.
“Na segunda metade da década, a perspetiva de um fornecimento maior (ou até excedente) de petróleo e gás natural, dependendo da evolução das tensões geopolíticas, levar-nos-ia para um contexto energético muito diferente do que temos experienciado nos anos recentes, durante a crise energética global”, sublinhou Fatih Birol, diretor-executivo da agência, citado em comunicado.
Tal trajetória implica, segundo o responsável, baixar a pressão sobre os preços, aliviando os consumidores.
Esse alívio pode deixar espaço aos decisores para acelerar investimentos em energia limpa e cortar subsídios ineficientes ao fóssil. Ou seja, as políticas governamentais e as escolhas dos consumidores terão fortes consequências no futuro do setor.
O relatório pode ser consultado em https://www.iea.org/reports/world-energy-outlook-2024
Outros artigos que lhe podem interessar