A transição energética e a proteção dos consumidores

A proteção dos consumidores no contexto da liberalização do mercado de energia elétrica e do desafio da implementação do Pacote de Energia Limpa foi tema da segunda reunião trilateral entre o CEER (Conselho Europeu de Reguladores de Energia), ECRB (Conselho de Reguladores das Comunidades de Energia) e o MEDREG  (Associação dos Reguladores do Mediterrâneo).

A reunião trilateral deste ano visou reforçar o diálogo entre os reguladores europeus e da região mediterrânica no sentido de apoiar os consumidores a tornarem-se participantes ativos no mercado da energia, de acordo com a nota que a ERSE deu a conhecer sobre a reunião.

O objetivo é reforçar o poder dos consumidores na era do digital e no contexto do pacote energia limpa. A digitalização proporciona oportunidades para aumentar a produtividade do sistema energético existente, introduzir novos modelos de negócio e novos operadores.
Facilita a mudança de comercializador, a gestão doméstica e a participação dos consumidores e aumenta os serviços de mobilidade.

Ao mesmo tempo, a digitalização traz novos desafios para garantir a proteção de dados e a privacidade, lembra o regulador. Os reguladores das três entidades, juntamente com os representantes da Comissão Europeia, discutiram a forma de permitir a digitalização e proteger os consumidores contra os riscos, bem como o papel das redes inteligentes, do autoconsumo e das comunidades de energia.
Os reguladores acordaram na importância da monitorização do mercado para garantir que os mercados proporcionam benefícios para os consumidores.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.