Tecnologia portuguesa de energia adquire patente nos EUA

A Solarisfloat, uma empresa nacional que desenvolveu uma solução para centrais solares flutuantes, recebeu a aprovação da primeira de cinco patentes nos Estados Unidos da América.

O produto em causa, designado Protevs, consiste numa plataforma modular que permite instalar pequenas centrais fotovoltaicas flutuantes para aproveitar as superfícies de rios, lagos e albufeiras. Esta solução baseia-se em blocos de fixação de painéis que possibilitam a redução de custos logísticos de transporte.

A Protevs distingue-se das restantes existentes no mercado pela integração de rotação de um ou dois eixos, que permite o aumento da produção de energia de cada painel até 40 por cento, quando comparando à eletricidade produzida por painéis fotovoltaicos estáticos.

A plataforma é circular e é alimentada por um motor que permite rodar toda a “ilha” durante o dia, de forma a maximizar a exposição solar. Para além disso, cada painel vai ficando inclinado consoante a posição do sol.

Esta patente poderá acelerar o crescimento da empresa no mercado norte-americano e fortalecer no setor de energias renováveis.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.