Tecnologia para a descarbonização

Um dos compromissos de Portugal é atingir a neutralidade carbónica em 2050. Para tal, necessita de imediato de acelerar a transição energética da atividade do Estado e das empresas. Como fase de arranque para este objetivo, Portugal, através do seu Plano Nacional Energia e Clima 2030, compromete-se, daqui a cerca de dez anos, a reduzir 45% a 55% das emissões de gases com efeito de estufa em relação a 2005 e obter 47% de incorporação de renováveis no consumo final de energia.

Paralelamente, as recentes Diretivas Europeias para a Energia e Clima focam o utilizador de energia como elemento central, deixando o mesmo de ser passivo na ótica do consumo para tornar-se um elemento ativo no consumo, produção e armazenamento de energia renovável. Neste modelo de descentralização, uma oportunidade para empresas e cidadãos é a instalação de unidades de produção de energia renovável em regime de autoconsumo, quer de forma isolada quer em comunidade. Esta alteração de paradigma no setor da energia é uma oportunidade de que as empresas dispõem para serem competitivas e resilientes.

Estando ciente deste desígnio, a Inframoura assume o compromisso para a neutralidade carbónica desenvolvendo um plano de descarbonização da empresa. Este plano, que contou com a colaboração estreita da Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve (AREAL), está devidamente alinhado com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do município de Loulé (EMAAC de Loulé), do recente Plano Nacional Energia Clima (PNEC 2030) e das diretrizes da União Europeia, e elenca um conjunto de ações que visam num horizonte a oito anos a redução de 30% do consumo de energia e das emissões associadas.

Para tal, uma das medidas apresentadas no Plano de Descarbonização da Inframoura foi a instalação de uma central fotovoltaica em regime de autoconsumo e a introdução de um sistema de reutilização de baterias de veículos elétricas para acumulação de energia.

Artigo publicado na edição nº 117

Paulo Reis, Inframoura

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.