Sustentabilidade e o mercado de capitais

Coração pulsante do mercado de capitais, as bolsas de valores têm um papel crucial de fomento de boas práticas de gestão junto às empresas listadas. Elas as ajudam a aumentar seu valor, seja em termos financeiros, seja no capital intangível –governança, gestão socioambiental, desenvolvimento de talentos etc. Como sabemos, cada vez mais os valores intangíveis têm impacto crescente no valor de mercado das companhias. Neste sentido, uma das principais estratégias da B3** é investir em ações de formação e desenvolvimento das suas companhias listadas, com grande ênfase na agenda socioambiental.

A inclusão desses temas nos planos estratégicos das empresas ainda é um trabalho de médio e longo prazos porque estamos falando, no fundo, de uma mudança na forma de operar, de fazer negócios, produzir e consumir. Estamos migrando de um modelo empresarial puramente baseado em retorno financeiro para um modelo em que os fatores sociais, ambientais e de governança corporativa impactam, positiva e negativamente, no valor financeiro das companhias. E essa “virada de chave” leva tempo, precisa de maturidade e construção.

Essa agenda corporativa se conecta diretamente com movimentos globais de sustentabilidade, como os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Em setembro de 2015, durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs a criação da Agenda 2030, plano global composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável*** e 169 Metas, a ser seguida por seus 193 países membros. Os objetivos – que incluem da erradicação da pobreza à igualdade de gênero – vêm para reverter o cenário de pessimismo quanto ao futuro das próximas gerações, refletido nos indicadores econômicos, sociais e ambientais dos últimos anos.

E qual o papel de uma bolsa de valores neste contexto? Total. No caso do Brasil, somos autorreguladores do mercado. Temos grande potencial e condição de induzir, fomentar, promover e estimular nossos stakeholders – principalmente companhias e investidores – neste caminho. 

Sonia Favaretto (Diretora de Imprensa, Sustentabilidade, Comunicação e Investimento Social da B3)

Artigo publicado na edição nº115 da IA

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.