Sistema de aproveitamento de energia de travagem para camiões premiado

A AddVolt é uma das três empresas portuguesas premiadas pela Comissão Europeia no contexto da fase piloto do “Acelerador” de inovação, um projeto desenhado para apoiar inovadores, empreendedores, pequenas empresas e cientistas com ideias transformadores, de modo a poder potenciar essas ideias. Além do financiamento, o projeto disponibiliza formação e serviços de networking.

No caso da AddVolt, uma tecnológica em fase de arranque, foram concedidos 1,68 milhões de euros pelo desenvolvimento de um sistema elétrico de aproveitamento de energia de travagem para camiões frigoríficos, reduzindo o consumo de combustíveis fósseis na refrigeração, além do nível de ruído e de emissões.

O sistema funciona através da instalação de um sistema elétrico nos veículos, acionado através de um controlo remoto colocado na cabine do condutor. O sistema é ligado à aplicação My AddVolt, que permite monitorizar e gerir as poupanças e a pegada de carbono do veículo através do laptop, tablet ou smartphone.

Além do contributo para a redução da pegada no setor da logística, este sistema pode contribuir para ultrapassar algumas barreiras de natureza prática, como a entrada dos veículos em zonas de baixas emissões, que alguns centros urbanos delimitam. Por outro lado, a redução do ruído possibilita a entrada dos veículos nas cidades à noite. O sistema é compatível com veículos elétricos, híbridos ou a GPL.

Também na área da energia, a Chrysalix Technologies, uma spin-off da Imperial College sediada na Estónia, foi distinguida pelo desenvolvimento de combustíveis sustentáveis utilizando material orgânico. A empresa está a desenvolver um processo de fracionamento da biomassa usando líquidos iónicos, ou seja, solventes constituídos exclusivamente por iões. Trata-se de um produto reciclável mas atualmente bastante caro, pelo que a equipa está a trabalhar para produzir este tipo de composto com um preço mais acessível. Os investigadores usam líquidos iónicos facilmente sintetizáveis a partir de compostos químicos e estáveis do ponto de vista térmico.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.