São Tomé e Príncipe quer construir duas centrais hidroelétricas

O Governo de São Tomé e Príncipe anunciou que o país vai avançar, em breve, com concursos públicos para a construção de duas centrais hidroelétricas, uma no Rio Grande e outra em Bombaim.

“Estamos a desenvolver alguns projetos de hidroelétricas, com o apoio do Banco Mundial, do Banco Africano de Desenvolvimento e do PNUD [Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento] com enfoque particular para as bacias do Rio Grande e do Bombaim”, afirmou o ministro das Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Ambiente são-tomense, Osvaldo Abreu.

Estes projetos somam-se ao da central hidroelétrica do rio Papagaio, cujo concurso público “já está em curso”.

Com estes projetos hidroelétricos e outros de centrais solares fotovoltaicas, atrasados pela pandemia da COVID-19, mas também por algumas incertezas dos investidores face à situação económica do país, São Tomé e Príncipe acredita que será possível “em 2025 ter uma produção de energia renovável para além de 60 por cento das necessidades”, apontou Osvaldo Abreu.

Para o ministro, um dos grandes desafios do país, que tem uma proporção muito elevada de produção elétrica através de centrais a diesel, é precisamente o da transição energética, pois apesar de a produção nacional ser bastante pequena – a rondar os 18 megawatts, referiu -, o país produz apenas dois megawatts com base em fontes renováveis, ou seja, com a hidroelétrica do Contador.

O ministro garantiu que houve várias propostas, com memorandos e acordos assinados para a construção de centrais fotovoltaicas, mas, por causa da pandemia, estes sofreram atrasos. Contudo, segundo Osvaldo Abreu, o executivo está neste momento “em conversações com o Banco Mundial para retomar estes processos”.

O ministro apelou ainda aos parceiros para que ajudem o país a criar “uma espécie de fundo de garantia para que os investidores se possam sentir mais à vontade” em investir em São Tomé e Príncipe, permitindo assim uma implementação mais rápida destes projetos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.