Comissão Europeia e Banco Mundial unem-se para expandir renováveis em África

FOTOGRAFIA: DISTELAPPARATH/ PIXABAY

Objetivo é expandir o acesso à eletricidade, criar empregos e melhorar a qualidade de vida

A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o Presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, anunciaram a intenção de alinhar a iniciativa europeia “Scaling Up Renewables in Africa” com o “Missão 300”, programa do Banco Africano de Desenvolvimento e do Banco Mundial para levar eletricidade a 300 milhões de pessoas até 2030.

Num continente onde 600 milhões de pessoas ainda não têm acesso a eletricidade, o objetivo desta colaboração é ir ao encontro do crescimento da procura, criar empregos para a próxima geração e melhorar a qualidade de vida, explica a Comissão em comunicado.

A iniciativa “Scaling Up Renewables in Africa” foi lançada por von der Leyen e pelo presidente da África do Sul Cyril Ramaphosa em novembro, com o objetivo de mobilizar novos compromissos da parte dos governos, instituições financeiras, setor privado e filantropos para incentivar a geração de energia renovável no continente.

Já a Missão 300 junta governos, setor privado, instituições de desenvolvimento e filantropos para proporcionar energia acessível, melhorar a eficiência dos serviços, atrair investimento privado e assegurar um acesso fiável e sustentável à eletricidade.

A colaboração tem o objetivo de facilitar o apoio ao financiamento de projetos de energia sustentável em África, e culminará na Cimeira de Líderes do G20, marcada para novembro na África do Sul.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.