Inovação na gestão da água: projetos com participação portuguesa

Numa fase em que a escassez de água é uma realidade demasiado presente, a Investigação e Desenvolvimento assumem um importante papel na procura de soluções inovadoras. Quatro desses projetos europeus têm participação portuguesa.

Um desses projetos é o Redawn – Redução da Dependência Energética nas Redes de Água da Área Atlântica. O projeto permitirá desenvolver um ambiente institucional, social e tecnológico adequado para promover uma maior eficiência de recursos nas redes de água. Neste âmbito, será avaliada a recuperação de energia em redes de água na área atlântica, bem como o impacto ambiental e económico desta tecnologia na região. Serão também desenvolvidas ferramentas de apoio à recuperação de energia hidroelétrica em sistemas de água potável, águas residuais, irrigação e processos industriais. Serão igualmente desenvolvidas políticas e ferramentas de apoio institucional para aumentar a implementação de projetos de recuperação de energia e quantificados os impactos societais da recuperação de energia hidroelétrica em redes de água.

O projeto reúne 15 parceiros de cinco países: irlanda, França, Espanha, Portugal e o Reino Unido. O consórcio é liderado pelo Trinity College Dublin, da Irlanda, e a participação portuguesa faz-se através da Parceria Portuguesa para a Água (PPA) e do Instituto Superior Técnico. Com a duração de três anos e terminará na primavera de 2020.

Tecnologia na gestão de águas residuais

Outro projeto em curso, no âmbito do Interreg Sudoe, é o TWIST – Estratégia Transnacional para a Inovação no Domínio da Água. A iniciativa foca-se na perspetiva tecnológica da gestão de águas residuais (tratamento e reutilização) e tem como objetivo criar novas parcerias, a nível transnacional e transregional, entre diferentes agentes do setor da água com capacidade de mobilizar recursos e desenvolver novos processos de I&D+I. Será feito o tratamento, recuperação e reutilização das águas residuais em três laboratórios. O projeto servirá também para promover a competitividade e o uso eficiente de recursos através da promoção da Contratação Pública Inovadora.

Além da criação de conhecimento, experimentação e análise de resultados, o projeto prevê a capacitação para o desenvolvimento regional e a criação de emprego e também a capitalização e transferência de resultados para outras regiões SUDOE.

O projeto conta com 12 parceiros de Espanha, França e Portugal, sendo liderado pela espanhola FundaciónCentro de las NuevasTecnologías del Agua (CENTA). A participação portuguesa é assegurada pelo Instituto Superior de Agronomia, instituto Superior Técnico, Águas do Tejo Atlântico e Parceria Portuguesa para a Água.

Também no âmbito do Interreg (Espanha-Portugal), o projeto IDIAqua promove a investigação no âmbito do tratamento de águas residuais em pequenos aglomerados urbanos. A ideia é criar uma Rede Tecnológica de Tratamento de Águas Residuais em Pequenos Aglomerados Urbanos, desenvolvendo uma estratégia de I&D+I sobre o tratamento de água residual em pequenos aglomerados urbanos. A iniciativa também é liderada pelo CENTA e conta com 15 parceiros de Espanha e Portugal, entre os quais Águas do Algarve, Águas do Vale do Tejo, Universidade da Beira Interior, Universidade do Algarve e Parceria Portuguesa para a Água.

À lista de projetos em curso junta-se o projeto Aquifer, ainda em preparação. Neste caso, a ideia é criar e disseminar instrumentos inovadores de gestão de águas subterrâneas para lidar com os riscos associados às alterações climáticas. Os objetivos passam por analisar o impacto das alterações climáticas nos recursos naturais de águas subterrâneas, testar e desenvolver soluções inovadoras de gestão do risco das alterações climáticas sobre as águas subterrâneas, identificar as práticas inovadoras de adaptação a alterações climáticas e dar a conhecer possibilidades e modalidades de aplicação das soluções inovadoras aplicadas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.