Vai haver um projeto para a proteção contra inundações no Grande Porto

FOTO SLPIX/ PIXABAY

"Intervenções de adaptação e reforço da resiliência do Rio Torto e Ribeira de Santarém para minimização dos riscos de inundação na ARPSI do Porto-Vila Nova de Gaia" é o projeto conjunto da Águas e Energia do Porto (AEdP) e da Águas de Gaia para reforçar a proteção contra inundações no Rio Torto e na Ribeira de Santarém

O projeto resulta de uma candidatura ao NORTE2030 e prevê a proteção contra inundações em 1,325 quilómetros de margens fluviais, utilizando técnicas de bioengenharia e restringindo o uso de muros de betão.

No concelho do Porto, as intervenções localizam-se nas margens do Rio Torto e na Rua da Levada, junto ao aglomerado urbano do Meiral, na freguesia de Campanhã, onde estão previstas, respetivamente, a reabilitação e estabilização das margens e do leito e a proteção de zonas inundáveis. Em Vila Nova de Gaia, a intervenção incidirá na criação de bacias de retenção e recuperação e estabilização das margens da Ribeira de Santarém.

Em comunicado, a Câmara do Porto lembra que a zona do Rio Torto já tinha sido alvo de uma intervenção anterior, no âmbito do projeto "Azevedo ComVida", que teve o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência e de Fundos Europeus NextGenerationEU, tendo o objetivo de amenizar as constantes inundações provocadas pela subida do caudal do Rio Torto. Este projeto conjunto irá dar continuidade a esse trabalho.

O financiamento aprovado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no valor de 2.500.000,00 euros, corresponde a 66,08 % do custo total do projeto. Para garantir o sucesso da conclusão, foi definido o cumprimento de metas específicas, com 30 % do projeto a ser executado até setembro de 2025 e 70 % até setembro de 2026, detalha a Câmara.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.