Projeto da Maia visa atingir zero emissões de carbono

  • 09 março 2021, terça-feira
  • Energia

O Fundo Ambiental vai comparticipar em cerca de meio milhão de euros os projetos do BaZe para atingir um balanço zero em emissões de carbono do concelho da Maia.

A câmara da Maia revelou que serão seis os pacotes de trabalho do projeto base coparticipados por fundos da tutela, estando limitados a uma taxa de cofinanciamento de 49,4 por cento do investimento realizado, ou seja, um limite de cerca de meio milhão de euros.

O BaZe (abreviatura de Balanço Zero) é um projeto da câmara da Maia que tem como objetivo fomentar a descarbonização do território através da implementação de soluções tecnológicas que aumentem a eficiência e reduzam o consumo de energia.

Conforme referiu à Lusa, em outubro de 2018, o presidente da câmara, António Silva Tiago, “em causa estão soluções inovadoras, sustentáveis e inclusivas que permitam melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e a mudança de hábitos relacionados com o consumo, mobilidade e logística".

Entre os vários projetos dos BaZe inclui-se um e-hub de carregamento de veículos elétricos que foi aberto este mês na Maia.

De acordo com informação da autarquia este é o “maior hub de carregamento elétrico do país num parque de acesso público de um município”. O projeto localiza-se no Fórum da Maia e é fruto de uma parceria com a EDP Comercial.

“[O objetivo é a] melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a mudança de hábitos com vista a um estilo de vida sustentável”, lê-se na nota informativa da câmara.

Ao todo são nove os pontos de carregamento dedicados à promoção da mobilidade elétrica, com destaque para o de carregamento rápido que permite carregar o equivalente a cem quilómetros de autonomia em cerca de meia hora.

“A Maia tem o objetivo de ser a primeira cidade do país a atingir a neutralidade carbónica. Ao abrirmos o e-Hub, o maior do país, estamos a apostar na reconversão energética”, refere António Silva Tiago, citado na nota informativa.

Já o administrador da EDP Comercial Pedro Vinagre, que tem o pelouro da Mobilidade Elétrica, destaca “a boa colaboração entre público e privado na disponibilização de serviços de valor acrescentado aos cidadãos”, considerando-a “a chave para promover cidades mais limpas e sustentáveis”.

Este e-Hub teve um valor total de investimento de mais de 144 mil euros, sendo financiado a 85 por cento do elegível pelo programa Norte 2020, o que equivale a uma comparticipação de cerca de 108 mil euros.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.