70% da eletricidade gerada até julho foi renovável

  • 12 agosto 2021, quinta-feira
  • Energia

Entre janeiro e julho, 70 por cento da eletricidade gerada em Portugal teve origem em fontes renováveis. Os dados constam do boletim de julho da APREN, mês em que as fontes renováveis representaram 60,8 por cento da produção de energia elétrica.

Os dados do mês de julho acompanham, de resto, a tendência verificada desde o início do ano. Da eletricidade de origem fóssil gerada no último mês, 28 por cento é proveniente de gás natural, 9,4 por cento de cogeração fóssil e 1,9 por cento de carvão. Entre janeiro e julho, o gás natural foi responsável por 19 por cento da eletricidade fóssil, a cogeração por 9,1 por cento e o carvão por 1,7 por cento.

No que às renováveis diz respeito, foi a hídrica a dominar a produção entre janeiro e julho, com 34 por cento, seguida da eólica com 26 por cento, a biomassa com 6,7 por cento e a solar com 3,4 por cento. Já no mês de julho, a eólica representou 25 por cento da produção e a hídrica caiu para 22 por cento, seguindo-se a biomassa com 7,5 por cento e a solar, com uma subida expectável, a passar para 5,9 por cento.

Entre janeiro e julho, o preço médio horário registado no Mercado Ibérico de Eletricidade foi de 63,18 eur/MWh2, mais do dobro do registo no período homólogo do ano passado. O preço tem estado em alta, em consequência da tendência de crescimento do preço das licenças de emissão no mercado europeu de licenças de CO2 e da subida do preço do gás natural.

Entre 1 de janeiro e 31 de julho de 2021, as emissões específicas atingiram um total de 117 gCO2eq/kWh, enquanto o total de emissões provenientes do setor electroprodutor atingiu as 3,3 MtCO2eq, das quais 0,5 MtCO2eq correspondem ao mês de julho.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.