Portugal Smart Cities arranca hoje

Decorre entre 8 e 10 de outubro a 10ª edição do Portugal Smart Cities, feira dedicada às políticas de energia, ambiente e mobilidade nas cidades
O dia 8 abre com a Conferência “Autarquias, Empresas e Cidadãos”, mas serão abordados outros temas, como Financiamento - transição climática; ESG Environmental Social Governance; Comunidades Energéticas; BRT no Transporte Coletivo; Inovação na Gestão da Água nas Cidades; Sinergias entre Circularidades; Gestão de Resíduos e Valorização Energética e Sharing & Inclusive Cities - A Revolução da IA nas Smart Cities.
A presença dos Municípios tem uma dupla vertente, por um lado participam na exposição apresentando as soluções tecnológicas mais avançadas para um desenvolvimento sustentável das suas cidades, e por outro, encontram neste evento novas soluções e parcerias para implementar a sua estratégia. Esta edição conta com Guimarães como Cidade Convidada, comprometida com a neutralidade climática até 2030, uma das 100 cidades europeias selecionadas para a Missão “Climate-Neutral and Smart Cities”.
Haverá também oportunidade de fazer um ponto de situação do desenvolvimento e implementação das comunidades energéticas em Portugal, na conferência “Energylive – Comunidades Energéticas: Ponto de Situação” a realizar no dia 9 pelas 11H45. As comunidades energéticas têm como objetivo agregar interessados - condomínios, empresas, parques industriais, entre outros - para produção e consumo de eletricidade tipicamente renovável (solar por exemplo), explorando sinergias, partilha de custos, numa lógica de economia de escala.
Haverá também oportunidade para medir o pulso ao BRT: Bus Rapid Transit, já em utilização ou desenvolvimento em várias cidades e territórios em Portugal (metro do Mondego, linha da Boavista do metro do Porto, e outros projetos em desenvolvimento em Braga-Guimarães, Trofa, grande Lisboa e Olhão-Faro-Loulé, no Algarve). Os BRT requerem investimentos substancialmente inferiores aos “tradicionais” em carris (comboio ligeiro e elétrico rápido) e assentam numa infraestrutura igualmente mais fácil de instalar e gerir - embora segregada e dedicada ao BRT. A conferência “A Emergência dos BRT no Transporte Coletivo” acontece dia 9, às 15 horas.
A inscrição nas conferências pode ser feita em https://portugalsmartcities.fil.pt/conferencias-2024
Outros artigos que lhe podem interessar