Portugal regista aumento na reciclagem de resíduos de embalagens

No primeiro semestre deste ano, os portugueses reciclaram mais de 220 mil toneladas de resíduos de embalagens de vidro, plástico, papel e cartão, embalagens de cartão para alimentos líquidos, aço, alumínio e madeira.

Segundo os dados oficiais do SIGRE – Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens, a reciclagem realizada no primeiro semestre de 2023 correspondeu a um aumento de 2,6 por cento relativamente ao período homólogo de 2022.

O aumento absoluto da quantidade das embalagens enviadas para reciclagem por via da recolha seletiva, no primeiro semestre, equivale a cerca de 5 538 toneladas, das quais 761 correspondem a vidro, 467 a plástico e 4 236 a papel e cartão.

O diretor geral da Novo Verde – uma das entidades gestoras de resíduos de embalagens que pertence ao SIGRE –, Pedro Simões, disse que “a importância da reciclagem de embalagens está cada vez mais presente na vida dos portugueses”.

“É necessário continuar a apostar na prevenção, sensibilização e na educação para que não se perca o foco do cumprimento das ambiciosas metas de reciclagem e de valorização previstas para 2025 e 2030. Temos o dever de garantir e cumprir de uma forma sustentável este nível de reciclagem de embalagens”, acrescentou Pedro Simões.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.