Porto recolheu mais 26% de resíduos nas festas do que em 2020

O município do Porto recolheu, entre 21 de dezembro e 4 de janeiro, mais 26,7 por cento de resíduos para reciclagem de papel, embalagens, vidro e de lixo orgânico do que no mesmo período do ano passado.

Segundo adiantou a câmara municipal em nota divulgada, “foi ativado um plano de operações com reforço de meios de recolha na cidade”, como já tinha sido feito em anos anteriores, “de forma a mitigar os impactos do aumento de produção de resíduos nesta época, fruto da intensificação da atividade comercial”.

Estes números refletem “a resposta positiva dada ao desafio lançado pela [empresa municipal] Porto Ambiente”, que deixou a mensagem “no Natal, para além de dar, não se esqueça de reciclar”, considerou a autarquia.

A cidade do Porto tem atingido “todas as metas a que se propôs e, em 2020, atingiu uma taxa de reciclagem de 37 por cento, suplantando o objetivo estabelecido de 31 por cento”, destacou na mesma nota.

“Também no que diz respeito à produção de resíduos seletivos, esta ultrapassou os 65 quilos por habitante por ano, sendo a meta 61 quilos por habitante por ano”, prosseguiu.

A câmara considera que estes dados mostram “o êxito das medidas implementadas pela Porto Ambiente, recentemente distinguida com o Prémio de Excelência do Serviço de Gestão de Resíduos Urbanos, atribuído pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, reconhecendo a empresa municipal como a melhor da sua área de atividade no ano de 2020”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.