Por uma economia circular dos plásticos

A problemática dos plásticos de uso único é complexa, pois abrange muitas variáveis e nem sempre o trade-off das alternativas que encontramos no mercado geram benefícios ambientais líquidos. De facto, do ponto de vista operacional, as vantagens da escolha do plástico em detrimento de outros materiais estão sobretudo relacionadas com:

  • eficiência – por ser um material leve, permite optimizar as operações logísticas, gerando menos emissões de gases com efeito de estufa;
  • eficácia – sobretudo na protecção dos produtos e no aumento dos prazos de validade, aspectos críticos em termos de segurança alimentar e de combate ao desperdício alimentar;
  • versatilidade – a variedade de polímeros e as suas propriedades permitem produzir incontáveis soluções, dando resposta às necessidades do mercado;
  • conveniência – as exigências do consumidor têm vindo a aumentar, procurando, cada vez mais, soluções adaptadas às suas necessidades (e.g., produtos frescos pré-embalados e refeições prontas).

Contudo, reconhecemos também que as práticas inadequadas de descarte dos plásticos de uso único, associadas à dificuldade de reciclar muitos dos plásticos, sobretudo numa ótica de economia circular, resultam em impactes ambientais, à escala local e global, que não podem ser ignorados pelos diferentes operadores económicos. Foi por este motivo que o Grupo Jerónimo Martins aderiu ao New Plastic Economy Global Commitment, assumindo os seguintes compromissos, a implementar até 2025:

  • eliminação de componentes problemáticos (como, por exemplo, PVC e EPS) das embalagens de plástico de Marca Própria;
  • promover modelos baseados em práticas de reutilização;
  • garantir que todas as embalagens de plástico de Marca Própria são reutilizáveis ou recicláveis;
  • incorporar pelo menos 25% de conteúdo reciclado nas embalagens de plástico;
  • reduzir em 10% o consumo específico de plástico medido em toneladas de embalagens de plástico por cada milhão de euros de volume de negócios, face a 2018.

Somos também membro fundador do Pacto Português para os Plásticos, tendo integrado o Advisory Board, de forma a contribuirmos para a aceleração da implementação, em Portugal, dos objectivos do New Plastic Economy Global Commitment. (...)

Fernando Ventura, Head of Efficiency and Innovation Environmental Projects de Jerónimo Martins

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº123, jul/ago 2020

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.