Peixes reproduzidos em cativeiro libertados na natureza

A Quercus vai libertar cerca de mil peixes autóctones em perigo de extinção que foram reproduzidos em cativeiro. A ação de repovoamento decorrerá hoje na ribeira do Torgal, em Odemira.

Os peixes reproduzidos no Posto Aquícola de Campelo – Figueiró dos Vinhos pertencem às espécies Iberochondrostoma almacai (Boga-do-sudoeste) e Squalius torgalensis (Escalo-do-Mira), ambas espécies em perigo de extinção.

A ação de repovoamento dos peixes surge no âmbito do projeto “Conservação ex situ de organismos fluviais”, dinamizado pela Quercus, Aquário Vasco da Gama, MARE-ISPA e Faculdade de Medicina Veterinária, e com a parceria da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Este projeto, que está em curso desde 2008, tem o objetivo de “reproduzir e manter populações ex situ de algumas das espécies de peixes de água doce mais ameaçadas no nosso país”, lê-se em comunicado divulgado. Os repovoamentos ocorrem em troços dos rios onde os peixes foram capturados e que apresentem características favoráveis à sobrevivência e reprodução dos peixes.

Durante a ação de repovoamento estarão apenas presentes técnicos e voluntários envolvidos no projeto, não sendo possível a realização de uma ação pública de sensibilização como estava inicialmente previsto.

“Apesar do Estado de Emergência que se vive atualmente em Portugal, a Quercus decidiu manter esta ação de repovoamento, já prevista antes do início da pandemia de COVID-19, uma vez que é da maior urgência realizar a libertação dos peixes devido a obras de requalificação que vão acontecer no Posto Aquícola de Campelo”, explicou a organização.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.