Adjudicada à Acciona a operação e manutenção de 12 estações de tratamento de água

Foi adjudicado à ACCIONA a operação e manutenção durante sete anos - com possibilidade de extensão por mais três anos - de doze estações de tratamento de águas residuais (ETAR) do Alto Minho Interior, em Portugal, num montante total de 11,78 milhões de euros
As instalações estão localizadas nos municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Melgaço, Monção, Valença e Paredes de Coura, e dispõem de uma capacidade total de 108.402 habitantes equivalentes; bem como de 66 estações de bombeamento de águas residuais; e 144 quilómetros de condutas.
Entre as melhorias propostas pela ACCIONA contam-se ações em termos de sustentabilidade para reduzir os resíduos gerados, os reagentes químicos consumidos e o consumo de energia da rede externa, tanto das próprias estações de tratamento como das estações de bombeamento. A empresa também incorporará propostas para contribuir para a diminuição dos impactos ambientais associados à exploração dos sistemas de saneamento; bem como a implementação de novos procedimentos para aumentar a fiabilidade das instalações.
Algumas das estações de tratamento de águas residuais incluídas na adjudicação foram construídas pela própria ACCIONA, como a ETAR de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Barbeita.
Trata-se do primeiro contrato da ACCIONA com as Águas do Norte na zona de operação e manutenção das suas infraestruturas. Foi adjudicado recentemente à ACCIONA a realização do tratamento por ultrafiltração das águas da estação de tratamento de águas residuais de Vilamoura, no Algarve; e da ETAR do Carvalhal, em Mafra.
                   Outros artigos que lhe podem interessar