Europa marca passo no cumprimento dos ODS

A Comissão Europeia publicou um documento de reflexão sobre o caminho para uma Europa mais sustentável até 2030.
Para além de identificar as atuais oportunidades e desafios, o documento delineia os fatores chave para se alcançar a sustentabilidade na Europa até 2030, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Agricultura, Saúde, Finanças: todas as áreas contribuem

Para a Comissão, a inteligência artificial irá desempenhar um importante papel dada a transversalidade de áreas em que se aplica, como a saúde ou a agricultura. A área financeira assume também grande relevância pela componente de mobilização de recursos. Para que tal funcione, o sistema fiscal e de preços tem de ser idealizado de modo a refletir os custos sociais e ambientais da produção e assegurar que os produtos e serviços sustentáveis sejam os mais acessíveis.

A responsabilidade social e ambiental das empresas é outro aspeto que a Comissão pretende promover, criando simultaneamente mais valor e novas oportunidades de negócio. Também os princípios de regulação, a transparência e a democracia são encarados como fatores-chave.
Além de fatores-chave, o documento apresenta três cenários ilustrativos para lançar o debate sobre a forma mais eficaz de cumprir os ODS:
- Definição de uma estratégia global da UE quanto aos ODS que oriente as intervenções da UE e dos Estados-Membros: as medidas levadas a cabo pelos Estados-Membros seriam efetivamente coordenadas e monitorizadas através de metas concretas.
- Integração contínua, por parte da Comissão, dos ODS em todas as políticas pertinentes da UE, mas sem efeitos vinculativos para a ação dos Estados-Membros: neste cenário, os ODS continuariam, ainda assim, a inspirar a tomada de decisão a nível europeu.
- Atribuição de maior ênfase na ação externa, consolidando, simultaneamente, a ambição da UE em termos de sustentabilidade: assumindo um papel de liderança, a Europa poderia ajudar o resto do mundo a alinhar-se com os ODS.

Tratando-se de cenários indicativos, as soluções a adotar poderão conter muitas variáveis e até uma mistura das três opções.
Em matéria de oportunidades e desafios, a transição da economia linear para a circular continua a estar em destaque, salientando-se o potencial benefício económico de 1,8 triliões de euros até 2030 decorrente desta transição, além da criação de emprego. Semelhantes benefícios são apontados à opção pela energia limpa e pela agricultura sustentável.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.