Novos Recursos Energéticos e a Descarbonização da Indústria Electrointensiva

A descarbonização da grande indústria é um processo que já se iniciou há algum tempo e que tem vindo a acelerar com as pressões ambientais decorrentes da escalada dos custos das licenças de emissão de CO2 e da eliminação progressiva das isenções dos impostos sobre os produtos petrolíferos (ISP).

A indústria electrointensiva (IE), tal como o nome indica, caracteriza-se pelo enorme peso da energia eléctrica no processo produtivo, podendo o seu custo representar mais de 50% dos custos variáveis de produção. É, assim, fundamental, para garantir a competitividade deste sector, que estes custos sejam tão estáveis quanto possível, o que infelizmente, devido à actual conjuntura (e.g. crise pandémica, conflito armado na Ucrânia), tem sido impossível de garantir.

Não obstante o peso percentual importante das energias renováveis no mix energético na Península Ibérica, é necessário depender de centrais de produção despacháveis como as centrais de ciclo combinado, a carvão ou grande hídrica para compensar a intermitência da produção renovável. O enorme incremento do preço do gás natural levou a que os preços da electricidade nos mercados marginalistas escalassem de maneira inusitada no final do ano passado, mantendo-se muito elevados neste início de ano.

Devido ao mecanismo de funcionamento dos mercados marginalistas, em que é a última tecnologia de produção de electricidade a assegurar a procura, que marca o preço para uma dada hora de fornecimento, compreende-se a escalada de preços verificada.

Há que ter presente que a descarbonização da economia tem custos acrescidos devido às necessidades de investimento em equipamento destinado a electrificação de processos e substituição de combustíveis por outros de menor impacto ambiental. (...)

Jorge Mendonça e Costa, director executivo da Associação Portuguesa dos Industriais Grandes Consumidores de Energia Eléctrica; professor coordenador no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; engenheiro mecânico

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº133 mar/abr 2022, dedicada ao tema 'Energia:Novos recursos para a Indústria'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.