Nova estratégia para a bioeconomia

A Comissão Europeia apresentou um plano de ação com vista ao desenvolvimento de uma bioeconomia sustentável e circular que possa beneficiar a Europa a nível ambiental, social e económico.

A estratégia visa melhorar e reforçar a utilização sustentável de recursos renováveis para dar resposta a desafios mundiais e locais, tais como as alterações climáticas e o desenvolvimento sustentável.

A bioeconomia tem a capacidade de transformar algas em combustível, reciclar plástico, fabricar mobília ou vestuário a partir de resíduos e converter subprodutos industriais em adubos biológicos. Tem potencial para criar um milhão de empregos “verdes” até 2030, assegura a Comissão Europeia em comunicado.

Políticas de incentivo à bioeconomia

A estratégia vai materializar-se em três objetivos:

  1. Expandir e reforçar os setores dos produtos biológicos. Para alavancar este objetivo, irá ser criada uma Plataforma Temática de Investimento em Bioeconomia Circular com uma dotação de 100 milhões de euros, a fim de integrar as inovações a nível biológico no funcionamento do mercado e eliminar os riscos associados aos investimentos privados em soluções sustentáveis. Irá ser também facilitado o desenvolvimento de biorrefinarias sustentáveis.
  2. Criar rapidamente bioeconomias em toda a Europa, através do desenvolvimento de uma agenda estratégica para a implantação de sistemas agrícolas e alimentares, silvicultura e produtos biológicos sustentáveis. Ao abrigo do Horizonte 2020, será também criado um mecanismo de apoio a políticas bioeconómicas.
  3. Proteger o ecossistema e compreender as limitações ecológicas da bioeconomia. Para tal será necessário implementar um sistema de monitorização à escala europeia para acompanhar os avanços na realização de uma bioeconomia sustentável e circular.

A conferência europeia de 22 de outubro sobre Bioeconomia Circular servirá para debater o plano de ação com as partes interessadas e apresentar exemplos concretos de produtos biológicos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.