Madeira quer atingir 50% de produção de energia renovável em 2025

  • 07 agosto 2023, segunda-feira
  • Energia

Fotografia: Governo Regional da Madeira

O Governo da Madeira reafirmou, a semana passada, que pretende dotar a região de capacidade para produzir 50 por cento de energia elétrica a partir de fontes renováveis até 2025, destacando o empenho da Empresa de Eletricidade da Madeira no processo.

“A Empresa de Eletricidade da Madeira está de parabéns, porque este é um dos projetos mais inovadores desenvolvidos na Europa e no nosso país, é uma das maiores obras que foram realizadas no campo da hidráulica em Portugal”, disse o chefe do executivo insular, Miguel Albuquerque, referindo-se ao Sistema de Aproveitamento Hidroelétrico Dr. Rui Rebelo, localizado no Paul da Serra, concelho da Calheta, zona oeste da ilha da Madeira.

Albuquerque visitou a infraestrutura, que representou um investimento de 70 milhões de euros, cofinanciado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

O Sistema de Aproveitamento Hidroelétrico Dr. Rui Rebelo consiste numa estrutura de armazenamento e produção de energia elétrica, através da ampliação e transformação do aproveitamento hidroelétrico da Calheta num sistema reversível, que inclui a produção de energia elétrica, a captação, o armazenamento e a bombagem de água.

O sistema, instalado a 1 300 metros de atitude, canaliza água para produção de energia elétrica, rega e abastecimento púbico, e funciona também como ponto de abastecimento para helicópteros de combate a incêndios.

“Esta é uma das principais obras do nosso mandato”, afirmou Miguel Albuquerque, sublinhando que o objetivo é a Madeira dispor, até 2025, de capacidade instalada para produzir 50 por cento de energia elétrica a partir de fontes renováveis.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.