Livro sobre impacto da emergência ambiental na arquitetura

O livro Climax Change!, da autoria do arquiteto Pedro Gadanho, oferece uma visão geral de como a atual emergência ambiental irá ter impacto na prática da arquitetura.
Numa encruzilhada em que o setor da construção e o ambiente construído produzem quase 40 por cento dos gases com efeito de estufa responsáveis pelo aquecimento global, os arquitetos começam agora a reconhecer a sua cumplicidade num desastre iminente, lê-se no resumo da obra.
“Precisando de uma mudança de paradigma semelhante à do Movimento Moderno, a arquitetura necessita desesperadamente de orientações e objetivos claros de modo a operar a sua inevitável transformação em direção a uma lógica de design ecologicamente correta”, refere.
Desde análises históricas do ecocídio ou das vanguardas ambientais, a temas como a descarbonização, o decrescimento, a Grande Transição e as aspirações dos Green New Deals, este livro de 256 páginas apresenta dez ensaios em torno dos atuais debates sobre as alterações climáticas, trazendo-os de volta ao pensamento arquitetónico.
Outros artigos que lhe podem interessar