Litoral de Loulé vai ter injeção de areia

O litoral do concelho de Loulé vai beneficiar de um investimento de mais de 14 milhões de euros para alimentação artificial de algumas praias, anunciou a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, a 29 de julho
A injeção de areia será feita numa área numa área de 6,5 km entre Quarteira e a Quinta do Lago, passando por Vale do Lobo e Garrão, um projeto há anos em desenvolvimento, segundo detalha um comunicado do município.
“Há aqui uma falta enorme de areia, os passadiços recuaram vários metros durante este inverno e, portanto, é uma grande intervenção”, frisou a ministra.
O concurso irá abrir em breve, uma vez que a verba está já aprovada, “esperando-se que logo a seguir à época balnear comecem as obras”, adiantou a responsável governamental. Os trabalhos terão uma duração de “quatro a cinco meses” e espera-se que, quando tiver início a próxima época balnear, em 2026, a obra já esteja completa.
No que respeita aos molhos, a parte do estudo de impacte ambiental está em fase de finalização. Esta constituirá uma intervenção que tem como objetivo evitar que a situação de diminuição do areal (ou praticamente o seu desaparecimento) se repita. Este investimento será submetido ao Programa Operacional Sustentável, que também financia a parte da alimentação do areal, podendo o seu arranque acontecer no fim da época balnear de 2026, garantindo, assim, que, em 2027, também esta questão já esteja completa. A intervenção passará por “eliminar alguns os molhos e acrescentar os que ficam; é uma geometria diferente para que não volte a acontecer o levar da areia”, concretizou Maria da Graça Carvalho.
Outros artigos que lhe podem interessar