Lançada iniciativa sobre papel das cidades na transição energética

  • 15 novembro 2023, quarta-feira
  • Energia

Fotografia: DR

A Fundação Repsol e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) apresentaram uma nova iniciativa através da qual se analisará, estudará e dará a conhecer os conceitos mais relevantes relacionados com a descarbonização das cidades, “como peça chave para avançar para uma sociedade sustentável e resiliente perante as alterações climáticas”.

O projeto, designado “Towards Net-Zero Cities”, centra-se na análise do papel que as cidades representam para a aceleração da transição energética e alcançar os objetivos climáticos da Agenda 2030.

Esta colaboração da Fundação Repsol com a Nova SBE integra-se na Rede de Cátedras da Fundação Repsol, sendo a sexta universidade parceira da entidade e a primeira em Portugal.

A apresentação da iniciativa realizou-se na jornada “Portugal: Cidades inteligentes e os objetivos de transição energética”, que teve lugar no Grande Auditório Jerónimo Martins do da Nova SBE em Carcavelos. Presidiram ao ato o ministro da Economia e Mar, António Costa Silva, o presidente da Repsol, Antonio Brufau, e o dean da Nova SBE, Pedro Oliveira. O evento contou ainda com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e dos presidentes da Câmara de Cascais, Lisboa, Porto e Matosinhos.

“Queria agradecer à Nova SBE e à Repsol por desenvolverem este extraordinário projeto sobre Transição energética e descarbonização das ciudades”, sublinhou António Costa Silva na sua intervenção, acrescentando que “a biodiversidade é o nosso seguro de vida neste planeta, e é por isso que estes projetos, como o Motor Verde +Floresta ou o das cidades inteligentes, que a Repsol e a Nova Business School lançam aqui, são absolutamente estruturantes para o futuro. Este projeto é extremamente importante para descobrirmos soluções, inovações tecnológicas, que permitam fazer face a este grande desafio”.

Por seu lado, Antonio Brufau salientou que as cidades são e continuarão a ser o principal motor do desenvolvimento económico e social. “Serão um lugar onde veremos materializar-se os principais avanços no desenvolvimento tecnológico e na inovação, mas também na inclusão social, e estes avanços estão inequivocamente ligados à transição energética em curso, à mobilidade inteligente e sustentável, aos transportes públicos, ao setor residencial sustentável, à economia circular, ao desenvolvimento de espaços e corredores verdes, à integração de portos marítimos e aeroportos e à interconectividade dos hubs”.

O dean da Nova SBE, Pedro Oliveira, ressaltou que esta iniciativa com a Fundação Repsol irá contribuir, através de formação e de projetos desenvolvidos pelos alunos, com o apoio dos investigadores, “para a necessária descarbonização das nossas cidades através da utilização de soluções inovadoras de produção de energia a partir de fontes renováveis”.

Na sequência da assinatura do acordo de colaboração entre a Fundação Repsol e a Nova SBE, o coordenador da iniciativa e diretor de sustentabilidade da Nova SBE, Luís Veiga Martins, apresentou a iniciativa e as principais linhas de ação focadas nas energias renováveis em ambientes urbanos, na construção urbana sustentável e infraestrutura verde, na mobilidade urbana sustentável e na gestão eficiente de resíduos e recursos.

“As cidades albergam metade da humanidade e são o motor económico global, responsáveis por 80 por cento do PIB mundial. Por este motivo, representam cerca de 75 por cento do consumo energético e de 70 por cento das emissões de CO2. As cidades são, simultaneamente, um desafio e uma oportunidade, pelo que, tomar medidas e investir em ações nos ambientes urbanos possibilitará o máximo retorno no que diz respeito à mitigação de carbono”, lê-se no comunicado enviado à redação.

O evento contou ainda com o diálogo de alto nível sobre “As cidades de Portugal face aos desafios da neutralidade”, no qual participaram o presidente da Câmara Municipal de Lisboa Carlos Moedas; o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira; o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras; a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Luísa Salgueiro, e o diretor-geral da Fundação Repsol, António Calçada.

O encerramento da sessão ficou a cargo da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que destacou que “este acordo de certeza vai contribuir para gerar conhecimento especializado, inclusivo e rigoroso sobre a transição energética nos centros urbanos, para que em Portugal as cidades inteligentes sejam uma realidade”, tendo ainda sublinhado que “o país prepara-se para atingir a neutralidade climática em 2045”.

“Estamos no bom caminho, embora tenhamos muito trabalho pela frente. A transição energética que se perspetiva na próxima década envolve uma ampla concertação de vontades entre parceiros e um alinhamento de políticas, de incentivos e de meios de financiamento. Aquilo a que assistimos hoje tem de ser replicado”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.