Theo Fernandes

Uma decisão “magnética”

A decisão de iniciar o projeto da Chimp foi magnética porque foi fortemente instintiva. Theo Fernandes considera que tem tido sorte no seu percurso profissional por ter vindo a encontrado pessoas com quem aprende e que o inspiram a dar sempre o passo para ultrapassar o risco da insegurança que representa gerir uma startup. Ao fim de 8 anos, a Chimp trabalhou em projetos de relevo nacional e internacional, suportada por um modelo de parceria com outros atores do mercado. A equipa acredita que acrescenta valor num serviço muito especializado de conceção e especificação de sistemas de informação, deixando as outras componentes da cadeia de valor para parceiros que partilhem da mesma atitude face aos desafios.

Os projetos mais desafiantes

Na Chimp, Theo Fernandes encontrou vários desafios. A empresa esteve na base do que é hoje o sistema de informação de referência do Ambiente, o SiIiAmb. Este sistema resulta duma evolução do SI:ADD que foi implementado na ex-ARH do Norte em 2012, tendo recebido um prémio de boas práticas da Administração Pública.

Mais recentemente, foi desenvolvida uma aplicação móvel para a ERSAR que apresenta os indicadores de qualidade de serviço para todas as entidades gestoras do país. Esta aplicação foi reconhecida como um exemplo de comunicação com stakeholder pelo relatório da OCDE “Stakeholders engagement for water inclusive Governance”.

Em julho de 2015, foi lançado o portal www.participa.pt, que veio concentrar todas as consultas públicas formais do Ambiente num único ponto de acesso e inovar o processo de participação em áreas como Licenciamento Ambiental, AIA e Planeamento, entre outras. Este projeto veio inspirar um processo de candidatura com sucesso do primeiro projeto de Plataforma Digital Social, no âmbito do programa “Collective Awareness Platforms” (CAPs), financiado pelo H2020 a partir de 2016. O projeto envolve vários parceiros europeus e pretende mudar o paradigma da participação das comunidades locais na gestão da água (www.power-h2020.eu). A Chimp integra uma das empresas do consórcio, com a responsabilidade da conceção e desenho funcional.

O papel dos sistemas de informação no sucesso dos projetos de Gestão Ambiental

Tradicionalmente, a gestão ambiental tem um driver de complexidade relevante, que resulta das exigências do legislador. A tradução desta realidade para as aplicações informáticas obriga a um exercício difícil onde se tenta minimizar o efeito da complexidade processual, nem sempre com sucesso. Este é, para Theo Fernandes, o grande desafio: tornar os sistemas de informação verdadeiramente usáveis pela sociedade e acrescentar complexidade à medida que a mesma é metabolizada pelos utilizadores.

Percurso profissional

Concluída a licenciatura em Engenharia do Ambiente – Ramo Sanitária, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Theo Fernandes começou o seu percurso profissional em 1997, na Chiron, integrado nos trabalhos de modelação matemática de qualidade da água para a primeira geração dos Planos de Bacia de Mondego, Vouga, Lis e Minho.

Em 2000 transitou para uma empresa associada chamada E-Chiron, o primeiro ASP (Application Service Provider) em Portugal, que disponibilizava aplicações informáticas através da Internet. Foi gestor de projeto de sistemas de informação desenvolvidos para ambiente industrial (Logoplaste) e para aplicação de ISO 9000 e 14000 na Vodafone. Em 2003, foi convidado para integrar o gabinete do Ministro das Cidades, onde acompanhou as matérias de financiamento europeu do QCAIII, o programa Polis e a alavancagem do financiamento da baixa de saneamento básico através dos mecanismos europeus. Nesta altura, foi convidado para desenvolver atividade docente como assistente convidado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde ainda leciona Hidráulica, Hidrologia e Sistemas de Informação e Apoio à Decisão. Foi administrador não executivo da Amarsul entre 2003 e 2004, experiência que terminou na altura em que integrou a ERSAR para iniciar o departamento de Estudos e Projetos. Nesta etapa, foram desencadeadas iniciativas-chave como o Relatório Anual do Setor (RASARP), o processo de benchmark das entidades gestoras e o sistema de informação da ERSAR.

Em 2006, recebe o convite de um dos seus mentores, António Câmara, da Universidade Nova e CEO da YDreams, com quem tinha trabalhado enquanto estudante no Grupo de Análise de Sistemas Ambientais da Universidade Nova e a quem deve a possibilidade de ter feito um estágio no MIT. Foram desenvolvidos projetos relevantes na área do Ambiente como é o caso do “Resíduos em Movimento”, o maior roadshow de sensibilização a nível nacional, promovido pela EGF durante alguns anos, que cobriu as escolas e localidades de  praticamente todo o território continental. É primeiro autor duma patente registada pela YDreams sobre serviços de informação baseados no tempo, espaço e relevância para o utilizador.  A patente foi vendida em 2012 pela YDreams e tem sido citada por entidades como a Microsoft, Nokia e Hewlett Packard.

Em 2007, decide criar o seu próprio projeto, a Chimp. Com uma estrutura pequena, a Chimp dedicou-se, nestes 8 anos, a projetos de conceção e desenho funcional de sistemas de informação na área do Ambiente, Inovação e Desenvolvimento de produto.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.