Jacarta está a afundar por falta de infraestruturas adequadas

  • 23 fevereiro 2018, sexta-feira
  • Água

Jacarta, a capital da Indonésia, está a afundar mais rapidamente do que qualquer outra cidade no mundo. O alerta é do Conselho Mundial da Água, que avisa que os crescentes impactos climáticos e as ações nocivas da humanidade já colocaram Jacarta 40 por cento abaixo do nível do mar, e a cidade continua a afundar-se cerca de 6 centímetros por ano.

Hidrólogos da Universidade da Indonésia dizem que um molhe de proteção poderia ajudar a evitar que Jacarta submerja ainda mais.

No entanto, o aumento do nível do mar, relacionado com a variabilidade e as alterações climáticas, não são os únicos culpados desta crise. Alguns dos 10 milhões de habitantes de Jacarta fizeram perfurações ilegais para ter acesso à água potável, drenando os aquíferos subterrâneos sobre os quais Jakarta se situa. Este acesso não-regulamentado resulta no rápido afundamento da capital indonésia, ameaçando a sobrevivência de milhões. Esta situação ilustra o que acontece quando uma comunidade não tem segurança hídrica, sublinha o comunicado do Conselho Mundial da Água.

Problemas relacionados com os recursos hídricos são comuns na Indonésia, onde mais de 40 milhões de pessoas vivem sem acesso à fontes aperfeiçoadas de água potável. Apesar das condições precárias enfrentadas por esta capital asiática, trata-se da cidade com o acesso mais adequado à água naquele país.

Aumentar a disponibilidade e a resiliência ao assegurar nossos recursos hídricos envolve, entre outras coisas, a construção de reservatórios e a manutenção de infraestruturas. Além disso, deve haver a gestão e o uso racionais da água, o que significa que todos os setores devem partilhar recursos de forma justa e incentivar cidadãos a serem eficientes com o uso da água em suas próprias casas. A indústria precisa reciclar e reutilizar água e garantir que a irrigação use métodos mais eficientes. Gerir a procura permitirá usar os nossos recursos hídricos de forma mais eficiente e eficaz”, explica o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.

No intuito de responder aos desafios relacionados com a segurança da água, o Conselho Mundial da Água lançou a publicação “Segurança Global da Água: Lições Aprendidas e Implicações a Longo Prazo”. O livro reúne formas de lidar com questões relacionadas com a segurança da água, como as que afetam Indonésia, Índia, África do Sul e o mundo em geral. Este livro destaca a relação entre o setor da água e vários outros setores, ajudando a estabelecer uma melhor compreensão do significado crucial dos recursos hídricos adequados e sua gestão como um vetor transversal essencial do desenvolvimento socioeconómico.

A versão online desta publicação está disponível em https://link.springer.com/book/10.1007/978-981-10-7913-9

Imagem: Bagus Ghufron / Unsplash

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.