Já circula o primeiro camião a hidrogénio

A MEWA é a primeira empresa alemã, de um grupo de 20 empresas selecionadas na Europa, com um dos primeiros camiões a hidrogénio do mundo em uso diário.

O fabricante automóvel Hyundai já entregou à MEWA as chaves do primeiro camião de hidrogénio “Xcient Fuel Cell” que, desde finais de abril, circula sem emissões pelas estradas suíças para fornecer os clientes da MEWA.

“O conceito de utilização de hidrogénio para camiões é uma estreia mundial para nós. A MEWA é a única empresa alemã a participar neste projeto até à data”, disse o diretor de Conceitos de Mobilidade e de Estratégia de Distribuição da MEWA, Kay Simon.

O hidrogénio utilizado é “verde”, ou seja, neutro em dióxido de carbono (CO2). Este é gerado a partir de eletricidade neutra em CO2 de centrais hidroelétricas. “Assim, as emissões do camião consistem exclusivamente em puro vapor de água”, lê-se em comunicado divulgado.

“Gostaríamos de reduzir de forma sustentável esta emissão de CO2 da nossa frota. Para o conseguir, a MEWA não está a contar com tecnologias de transição reduzidas em CO2, mas sim com tecnologias futuras sem CO2, como é o caso do hidrogénio”, acrescentou o responsável.

A Hyundai é o primeiro fabricante a lançar um veículo comercial pesado em série com acionamento a hidrogénio. A capacidade de armazenamento dos sete tanques de hidrogénio permite um alcance superior a 400 quilómetros.

“É uma poupança de aproximadamente 65 toneladas de CO2 por camião e por ano. Este camião é um elemento-chave importante para o transporte com emissões zero”, afirmou o CEO da Hyundai Hydrogen Mobility, Mark Freymüller.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.