Governo instado a incentivar a agroecologia

A Assembleia da República recomendou ao Governo, através da Resolução nº 142/2017, publicada a 3 de julho, que incentive, no âmbito da investigação e da inovação agroalimentar, a investigação sobre a agroecologia, com vista à constituição e consolidação de um modelo produtivo alternativo agroecológico em Portugal.

Um especialista em agroecologia pode, de acordo com a informação disponibilizada pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança, que inclui este mestrado na sua oferta educativa, exercer atividades no âmbito das ciências agrárias e ambiente através da criação de empresas no setor agrário destinadas à produção de produtos biológicos. Estes especialistas podem integrar empresas de planeamento e elaboração de projetos de investimento e de desenvolvimento rural, empresas direcionadas para a auditoria ambiental no setor agrário, controlo e certificação da agricultura biológica e restantes medidas agroambientais, empresas especializadas na produção transformação e comercialização de produtos de origem vegetal e empresas especializadas na avaliação dos recursos naturais e sua conservação. Podem também integrar organizações de agricultores, como quadros técnicos ou consultores no setor agrário e correspondente interface com a componente ambiental, serviços públicos, equipas de planeamento e projeto no âmbito do desenvolvimento rural e agrícola, instituições de ensino e formação profissional e instituições e unidades de investigação.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.