Investigadores de Coimbra em projeto sobre aerogéis

António Portugal e Luísa Durães, docentes e investigadores do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram nomeados, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), delegados por Portugal para integrar o Comité de Gestão da Ação COST AERoGELS - “Advanced Engineering and Research of aeroGels for Environmental and Life Sciences”.

Esta Ação COST (European Cooperation in Science and Technology), que junta cientistas de 40 países, visa reunir o conhecimento gerado na investigação científica e tecnologia dos aerogéis, por parte da academia e da indústria, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e a transferência de tecnologia para o mercado, nomeadamente para aplicações ambientais e das ciências da vida. Este consórcio alargado é liderado por Carlos García-González, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

O programa COST visa fomentar financeiramente a criação de redes de investigação, que por sua vez oferecem um espaço aberto para a colaboração entre cientistas de toda a Europa, estimulando a inovação. O programa existe desde 1971, e recebe financiamento europeu ao abrigo de diferentes programas-quadro, como o Horizonte 2020.

Através das Open Calls lançadas pelo programa, os investigadores podem propor a criação de uma rede, baseada nos seus interesses e ideias de investigação. A proposta pode estar alavancada em qualquer campo científico, dado que as ações têm caráter aberto e interdisciplinar.

Neste caso, trata-se de juntar o conhecimento existente na Europa, a nível académico, industrial e regulatório, sobre aerogéis. Os aerogéis são um material mesoporoso de elevada porosidade e propriedades físico-químicas reguláveis. Alguns tipos de aerogel, destinados à construção e à engenharia aeroespacial (isolamento térmico), já chegaram ao mercado, o potencial deste material ainda está por explorar noutros setores. Nesta Ação, serão estudadas aplicações para a área do Ambiente e Ciências da Vida, tendo em conta desafios europeus atuais: a economia circular e o envelhecimento ativo. A ideia é fazer evoluir o estado-da-arte no assunto ao juntar conhecimento e esforços dos melhores especialistas em tecnologia de ponta, nomeadamente na caracterização avançada de materiais e na investigação ambiental e biomédica. Os aerogéis serão avaliados sob o ponto de vista da performance do material mas também segundo as implicações ambientais e de saúde. A Ação deverá também estimular a disseminação do conhecimento na comunidade e impulsionar a interação entre academia e indústria, de modo a preparar os jovens investigadores europeus. Desta interdisciplinaridade espera-se que nasçam soluções integradas e inovadoras.

Os grupos de trabalho vão desenvolver a sua atividade até 2023.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.