Indústrias premiadas com o “Selo de Qualidade Indústria em Evolução” no Dia Internacional pelos Rios

No âmbito do Dia Internacional pelos Rios, celebrado a 14 de março, a Águas do Tejo Atlântico, em parceria com os Municípios da Grande Lisboa e Oeste, premiou as indústrias que se destacam pelas melhores práticas ambientais no tratamento de efluentes.
O evento, que teve lugar como parte do projeto AgIR, contou com a atribuição do “Selo de Qualidade Indústria em Evolução” às 16 indústrias premiadas pelo seu contributo para a sustentabilidade ambiental.
O “AgIR - Plano de Ação para a Gestão das Águas Residuais Industriais na Região da Grande Lisboa e Oeste”, com um investimento de 4,4 milhões de euros do Fundo Ambiental, tem como objetivo minimizar e eliminar as afluências indevidas de efluentes industriais às redes de drenagem municipal, garantindo a eficiência dos sistemas de tratamento e a proteção dos ecossistemas aquáticos.
A iniciativa é parte da ação nº 5 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 204/2021, que estabelece o “Plano de Ação para Gestão das Águas Residuais Industriais na Região da Grande Lisboa e Oeste”.
O “Selo de Qualidade Indústria em Evolução” é atribuído anualmente entre 2023 e 2030, premiando as indústrias que se destacam na gestão dos efluentes industriais e na adoção de práticas circulares. Em 2024, as indústrias premiadas são:
- Braz & Irmão, Caetano Coatings, Cas’Amaro, Jerónimo Valente e EMBA (Alenquer)
- Adega Quinta do Gradil e Grazicar (Cadaval)
- HCC (Óbidos)
- Neutroplas (Sobral de Monte Agraço)
- Dancake (Vila Franca de Xira)
- Campotec e Azeol (Torres Vedras)
- Núcleo Empresarial de Mafra e Lisquímica (Mafra)
- Aerohelice (Arruda dos Vinhos)
- O Melro (Bombarral)
Até ao momento, o projeto AgIR envolveu 12 municípios, foram cadastradas 1477 indústrias, das quais 192 foram categorizadas como prioritárias. Já foram sujeitas a avaliação técnica, 167 dessas indústrias.
Outros artigos que lhe podem interessar